29.3 C
Manaus
12 de julho de 2025 | 13:25

Pessoas em situação de rua são atendidas pela Operação Cidadania, lançada por David Almeida

Foi lançada hoje (22-mai), pela Prefeitura de Manaus, a Operação Cidadania, cuja missão é resgatar pessoas em situação de rua.

Com a presença do prefeito David Almeida, a mobilização começou na avenida Brasil, zona oeste da cidade, reunindo mais de dez órgãos municipais.

O objetivo é oferecer dignidade, cuidado e oportunidade para quem mais precisa.

A rua não é lugar para se viver, e a prefeitura está aqui para abrir portas, inclusive com acesso ao programa Minha Casa, Minha Vida”, destacou David Almeida.

Secretarias envolvidas na ação

A operação integra o Plano de Ação Municipal para a População em Situação de Rua e mobilizou um grande efetivo da prefeitura, com participação direta das secretarias da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Saúde (Semsa), Limpeza Urbana (Semulsp), Segurança Pública  e Defesa Social (Semseg), Habitação (Semhaf), Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), além do Fundo Manaus Solidária, Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e a Defensoria Pública do Estado.

Resultados da Operação Cidadania

A operação mapeou 14 pontos críticos ao longo da avenida Brasil e abordou 15 pessoas em situação de rua: dez homens e 5 mulheres. Não foram identificadas crianças, adolescentes ou idosos no local.

Entre os encaminhamentos da ação, um homem seguiu para acolhimento na Casa de Passagem Amine Daou; seis pessoas, sendo cinco homens e uma mulher, foram conduzidas para tratamento contra dependência química; uma pessoa foi direcionada para acesso a benefício social; duas pessoas recolocadas no mercado de trabalho; cinco pessoas recusaram qualquer forma de intervenção; e três afirmaram não residir no local, estando apenas de passagem.

A Unidade de Saúde da Família (USF) Leonor de Freitas deu suporte clínico aos atendimentos, garantindo acolhimento médico e encaminhamentos necessários.

Secretários reforçam compromisso

Segundo o secretário da Semasc, Saullo Vianna, a ação representa a união da gestão municipal para enfrentar uma realidade que se agravou no mundo após a pandemia.

“Nosso trabalho é resgatar a dignidade dessas pessoas, oferecendo acolhimento, Auxílio-Aluguel, encaminhamento para abrigos e tratamento de saúde. Vamos também ofertar vagas de emprego e cursos de qualificação. Cuidar das pessoas é fundamental, e é isso que estamos fazendo”.

Leia também outras matérias

Rodoviários anunciam greve do transporte público em Manaus

Redação Zero Hora AM

Depois de fala racista, MPF pede prisão de Sikêra Jr

Redação Zero Hora AM

Ibovespa fecha em queda de 0,56%

Redação Zero Hora AM
Carregando....