28.3 C
Manaus
24 de maio de 2025 | 00:27

Artigo – O lixo não é tão lixo assim: a reinvenção do futuro pelas mãos das novas gerações

Por Yara Amazônia Lins, conselheira-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM)

A gestão pública, para além de seus instrumentos técnicos e normativos, encontra sua razão de ser quando se conecta à vida real das pessoas, aos desafios cotidianos das cidades e aos sonhos legítimos das novas gerações.

Foi com esse espírito que nasceu o concurso Soluções Sustentáveis, promovido pela Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, com o firme propósito de inspirar consciência ambiental, protagonismo estudantil e inovação cidadã.

Entre 97 projetos apresentados por escolas de diversos municípios do Amazonas, destacou-se o trabalho intitulado “O lixo não é tão ‘lixo’ assim: gerenciamento de resíduos sólidos”, desenvolvido pelos alunos Ludmila Miranda e Davi Ferreira Batista, da Escola Almirante Ernesto de Mello Baptista, em Manaus.

Sob a orientação da professora Mary Luci Souza Castro Florêncio, a proposta não apenas se destacou tecnicamente — ao propor soluções como bueiro inteligente, produtos de limpeza ecológicos e campanhas de coleta seletiva — mas, sobretudo, emocionou e mobilizou uma comunidade escolar inteira em torno de um ideal: transformar o lixo em esperança e aprendizado.

Como bem sintetizou a diretora Cleny Ferreira Alves, “foi como ganhar um Oscar”. E, de fato, foi. Porque o que se premiou ali foi mais do que um projeto escolar — foi um gesto de futuro. Um chamado à responsabilidade coletiva sobre o planeta.

Uma prova viva de que, quando incentivados, nossos jovens respondem com criatividade, coragem e compromisso ético com a vida.

Vivemos um tempo em que o ordenamento e reaproveitamento dos resíduos sólidos se tornou um dos mais prementes desafios da gestão urbana.

O volume diário de lixo gerado pela população urbana exige não apenas soluções técnicas, mas sobretudo mudanças culturais e educativas profundas.

É nesse ponto que a iniciativa do TCE-AM revela sua vocação transformadora: utilizar a educação ambiental como ferramenta de cidadania e como plataforma de formação de uma civilização conectada aos princípios da sustentabilidade.

Ao promover o concurso Soluções Sustentáveis, o Tribunal reafirma sua missão pedagógica e seu papel indutor de boas práticas, ampliando o alcance da cidadania ambiental para além dos gabinetes e planilhas. Tocamos corações. Iluminamos mentes. Lançamos sementes.

Nos rostos entusiasmados de Ludmila e Davi, na emoção da mãe Dicelia Assis Batista ao ver o reconhecimento do esforço de seu filho, e na fala inspiradora da secretária adjunta da Seduc, Edilene Pinheiro, está a prova de que a educação ambiental é determinante para a formação de sujeitos sociais capazes de pensar o coletivo, cuidar da natureza e transformar a realidade.

Este é o caminho mais promissor que o poder público pode trilhar: ouvir as juventudes, confiar no talento das escolas, valorizar a ciência e a criatividade aplicadas aos territórios.

Uma sociedade verdadeiramente sustentável começa no pátio da escola, passa pela consciência das famílias e culmina na atuação de instituições que, como o TCE-AM, acreditam na força das ideias e na pedagogia do exemplo.

Que o prêmio concedido à Escola Almirante Ernesto de Mello Baptista seja apenas o início de uma longa jornada de descobertas e transformações.

Porque, afinal, como nos ensinou esse projeto inspirador, o lixo pode ser apenas um nome provisório para o que ainda não aprendemos a valorizar. E é valorizando o que parecia descartável que aprenderemos, juntos, a construir o futuro que a Amazônia — e o planeta — tanto precisam.

Yara Amazônia Lins
Conselheira Presidente do Tribunal de Contas do Amazonas

Leia também outras matérias

Porto em Manacapuru, no Amazonas, desaba em meio a obras

Redação Zero Hora AM

Vereador Sassá quer rapidez na redução da tarifa de esgoto em Manaus

Redação Zero Hora AM

Moraes analisará relatório que questiona eleição se PL apresentar dados de 1º turno

Redação Zero Hora AM
Carregando....