26.3 C
Manaus
25 de maio de 2025 | 08:31

Governador Wilson Lima entrega Estádio Carlos Zamith revitalizado com nova iluminação e melhorias na estrutura

O governador Wilson Lima entregou, neste sábado (24-mai), o Estádio Carlos Zamith totalmente modernizado. Localizado na zona leste de Manaus, o espaço passou por uma ampla revitalização que incluiu melhorias estruturais e um novo sistema de iluminação, elevando o padrão do estádio para receber competições em níveis municipal, estadual, nacional e internacional.

“Quando a gente fala de construção de espaços como esse para o futebol, para as competições, não é simplesmente entregar uma estrutura. Uma estrutura como essa em que recebemos competições nacionais traz a vinda da imprensa, de veículos de comunicação. Além disso, colocar o que estamos colocando, hoje, de modernidade no estádio exige muito esforço e comprometimento, porque entendemos a importância que o esporte tem na vida das pessoas”, afirmou o governador Wilson Lima.

Com investimentos de R$ 6,2 milhões, oriundos de recursos federais da Lei Pelé, a obra foi coordenada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). A entrega marca mais um avanço no projeto de valorização dos espaços esportivos promovido pelo Governo do Amazonas que, desde 2021, já investiu mais de R$ 23 milhões em revitalizações.

Ao todo, o Governo do Amazonas já entregou 42 espaços esportivos revitalizados desde 2021, sendo 37 em Manaus e cinco no interior do estado, em ações coordenadas pela Seinfra e pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

FOTO: Antonio Lima/Secom

Entre os destaques da reforma está o novo sistema de iluminação esportiva em LED, que substitui a antiga tecnologia a vapor de sódio. Foram instalados 120 refletores, capazes de reproduzir até 13 cores diferentes, proporcionando uma nova experiência para torcedores e atletas durante os jogos. O sistema elimina o chamado “efeito sombra”, garantindo iluminação uniforme e segura em toda a área do campo.

A iluminação passou por testes rigorosos em 88 pontos do gramado, seguindo protocolos aplicados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

A estrutura elétrica do estádio também foi completamente reformada. Uma nova subestação de energia foi instalada, triplicando a potência disponível, agora com capacidade de 1.000 quilowatt-hora (kWh), acima das exigências da CBF. O estádio recebeu, ainda, um novo gerador, que garante autonomia energética e elimina o risco de apagões durante os jogos.

Participaram da entrega o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade; os deputados estaduais Joana D’arc e Cabo Maciel; o presidente da Associação Amazonense dos Municípios, Anderson Sousa; o vereador Ivo Neto e os dirigentes dos times Amazonas FC e do São Raimundo.

Outras melhorias

A modernização incluiu ainda a ampliação da cabine de imprensa, melhorias nos bancos de reserva, cabine de arbitragem, recuperação estrutural das arquibancadas, nova pintura geral, reforço no sistema de segurança e a instalação de um novo sistema contra descargas elétricas (DPS).

Além disso, o letreiro do estádio ganhou nova iluminação e o estacionamento foi sinalizado, garantindo mais segurança e organização para o público.

Atividades

Com a reforma, o Estádio Carlos Zamith está preparado para sediar jogos oficiais de diversas competições. Em maio, recebeu uma partida da Série B do Campeonato Brasileiro, entre Amazonas FC e CRB-AL, e já tem nova agenda: neste domingo (25/05), o estádio será palco do jogo entre Amazonas FC e Operário-PR, também pela Série B Brasileirão.

“Essa reforma não é só importante para a equipe do Amazonas, mas sim para todo o cenário esportivo futebolístico do Amazonas. Isso é um um grande investimento que o Governo do Estado está fazendo”, pontuou o presidente do Amazonas FC, Weslley Couto.

Leia também outras matérias

Exclusivo: polícia prende segundo acusado de participar da morte do delegado do AM

Redação Zero Hora AM

Inscrições para as creches municipais de Manaus começam hoje (06)

Hugo Bronzere

EUA negam pedido de extradição de pilotos de jato que derrubou avião da Gol.

Redação Zero Hora AM
Carregando....