Foi inaugurado na quarta-feira (25-jun) o complexo viário Rei Pelé, localizado na antiga “bola do Produtor”, entre as zonas leste e norte de Manaus.
Construído pela Prefeitura de Manaus, a obra promete reduzir engarrafamentos no trânsito local, tornando mais rápida e segura a circulação de veículos e pessoas.
“Estamos entregando, com mais de seis meses de antecedência, um complexo que vai muito além do trânsito: é mobilidade, dignidade, lazer e desenvolvimento. Uma homenagem justa ao maior de todos os brasileiros: Edson Arantes do Nascimento, o eterno”, destacou o prefeito de Manaus, David Almeida.
Fim dos gargalos no trânsito
O projeto, criado para transformar o fluxo viário da cidade, resolve gargalos históricos de trânsito, moderniza conexões urbanas e entrega novos espaços públicos de lazer e convívio social, beneficiando diretamente as zonas leste e norte da capital.
Com mais de 52 mil metros quadrados de área total construída, o complexo viário Rei Pelé inclui o viaduto com pistas duplas nos dois sentidos, conectando o Anel Viário Sul à avenida Noel Nutels; primeiro túnel urbano da história de Manaus, interligando as zonas leste e norte de forma subterrânea.
O complexo possui também praça de convivência, quadra poliesportiva coberta, ringue de lutas e ciclovia, integrando infraestrutura de lazer ao sistema viário; calçadas acessíveis e ciclovias que priorizam o pedestre, o ciclista e a mobilidade ativa.
Tudo isso numa região de alta complexidade urbana, com hospital, escola, terminal de ônibus, feira, supermercado e centros comerciais operando em plena atividade durante as obras.
Obras entregues
Ao lado do prefeito David Almeida, o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Renato Júnior, destacou a ousadia da gestão.
“Contra tudo e contra todos, entregamos o terceiro viaduto em menos de três anos. A história vai registrar que esta gestão foi a que mais entregou conexões viárias em Manaus. Não desapropriamos a feira, não prejudicamos os trabalhadores”, destacou Renato Júnior.
O vice-governador do Amazonas Tadeu de Souza ressaltou a capacidade técnica da equipe. “Fazer obras na Amazônia, com a imprevisibilidade do clima, exige criatividade, ousadia e capacidade de planejamento. Estou ao lado de um dos prefeitos mais criativos do Brasil. Parabéns, David!”, reconheceu o vice-governador.
Maior obra viária de Manaus
Para quem vive a realidade do trânsito e da rotina pesada da região, a entrega do complexo tem valor inestimável. “Vai melhorar muito para todos os motoristas. A zona Leste estava esquecida. Agora, com esse espaço de lazer, ficou ótimo”, disse o cobrador de ônibus Messias Lopes.
A autônoma Alessandra Benício ressaltou a importância do apoio da população para preservar o patrimônio. “Há 30 anos esperávamos por isso. A zona Leste foi lembrada. Agora é conservar e continuar os projetos do prefeito David”.
A moradora da região, Digliane Peres, comemorou. “Além da ciclovia e da praça, o trânsito agora vai fluir. Essa bola era um ponto de risco. Melhorou tudo”.
Avanço que transforma vidas
A entrega do complexo viário Rei Pelé simboliza mais do que infraestrutura: representa o avanço da justiça social, da inclusão e da transformação urbana.
A obra também reforça o compromisso da prefeitura com o cronograma de entregas: até o fim do ano estão previstas a conclusão da nova feira do Mutirão, o mirante Rosa Almeida, o Hospital Municipal e novos residenciais populares, todos com foco nas zonas que mais precisam de investimentos.
“Tem gente que só aparece na zona Norte e na zona Leste em época de eleição. Eu e minha equipe trabalhamos todos os dias. Esta é a maior entrega do ano, mas não é a última. O progresso chegou e é para todos”, concluiu David.
Trânsito
O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) informa que o trânsito no complexo viário Rei Pelé passará a operar em três níveis distintos, garantindo mais fluidez e segurança viária para condutores e pedestres.
Detalhes da obra
Nível subterrâneo: destinado aos veículos que saem da avenida Itaúba (bairro Jorge Teixeira) e seguem por via subterrânea em direção à avenida Camapuã, com possibilidade de conversão à esquerda para acessar a avenida Grande Circular, alça Autaz Mirim e bairro São José Operário.
Nível intermediário: corresponde à rotatória central, que permite os retornos locais e os acessos aos bairros adjacentes, como o bairro Cidade de Deus.
Alça superior: direcionada aos veículos que trafegam pela avenida Autaz Mirim no sentido Terminal de Integração 4 (T4), com acesso direto à avenida Camapuã.
Todas as aproximações do complexo viário contam com sinalização de orientação vertical, com pelo menos duas a três placas informativas antecedendo cada alça, subterrânea, intermediária e superior, além da rampa da rotatória, garantindo que os condutores possam se posicionar corretamente antes dos acessos.
O IMMU reforça que agentes de trânsito seguem monitorando o fluxo de veículos na região e que eventuais ajustes serão realizados, sempre com o objetivo de garantir a segurança e a eficiência da mobilidade urbana.
Homenagem ao rei do futebol
Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, nasceu em 23 de outubro de 1940, em Três Corações (MG), e é amplamente reconhecido como o maior jogador de futebol de todos os tempos.
Ídolo mundial, conquistou três Copas do Mundo pela Seleção Brasileira (1958, 1962 e 1970), sendo o único atleta a alcançar esse feito.
Com mais de 1.280 gols marcados em sua carreira, Pelé foi também símbolo de fair play, carisma e representatividade global do esporte. Fora dos gramados, tornou-se embaixador da ONU e da Unesco, recebendo homenagens em dezenas de países.
Faleceu em 29 de dezembro de 2022, deixando um legado imortal para o futebol e para a cultura brasileira. Em 1971, recebeu o título de cidadão amazonense do então governador à época, João Walter de Andrade.