30.3 C
Manaus
30 de julho de 2025 | 13:55

Produtores rurais de Apuí receberão apoio do Governo do AM, anuncia Wilson Lima

O governador Wilson Lima anunciou hoje (03-jul), em reunião do Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais, um pacote de medidas para apoiar produtores rurais do município de Apuí (a 453 quilômetros de Manaus), no sul do Amazonas.

As ações incluem a elaboração de um programa de crédito e apoio à regularização fundiária, além de assistência técnica com o objetivo de estreitar o diálogo para garantir a segurança jurídica ao setor primário local.

O pacote anunciado integra as ações do Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais, que acompanha os impactos de eventos como enchentes, secas e queimadas no Estado, além das questões fundiárias e produtivas ligadas a esses eventos.

Compromisso com o setor primário

O governador reforçou o compromisso do Estado em promover um ambiente favorável a investimentos e ao desenvolvimento do setor primário, especialmente em regiões como o sul do Amazonas.

“Aqui somos pró-produtor. Aqui nós somos a favor da produção. Aqui nós somos a favor do trabalhador, estamos a favor do pequeno produtor, porque essa pessoa está gerando riqueza para o Estado, está gerando emprego e está gerando oportunidade para a nossa população”, destacou Wilson Lima.

Participaram do anúncio o deputado federal Fausto Júnior; os deputados estaduais Rozenha, Cabo Maciel e Adjuto Afonso; além de secretários de Estado que compõem o Comitê de Enfrentamento.

Equipe chega ao município

Para iniciar as ações, uma equipe do Governo do Amazonas, formada por cerca de 20 técnicos e gestores, desembarca em Apuí para ouvir representantes de cooperativas, associações, sindicatos, comércio, prefeitura e Câmara Municipal.

O objetivo é identificar os gargalos e definir, em conjunto com os produtores, os caminhos para retomar e fortalecer a atividade produtiva na região.

Entre as iniciativas anunciadas estão a articulação com o Governo Federal para destravar processos de titulação de terras.

Outra medida é o fortalecimento da assistência técnica, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), e o estudo de novas linhas de financiamento com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), voltadas para a mecanização e aquisição de insumos como calcário, para correção de solo.

Além disso, o Governo do Amazonas avalia uma terceira ação que é a possibilidade de parcelamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para os comerciantes locais, impactados pelo embargo de áreas produtivas.

Leia também outras matérias

Novo terminal pesqueiro de Manaus deve ser construído no porto do São Raimundo, no valor de R$ 50 milhões

Redação Zero Hora AM

Ruas do Viver a Melhor 3 são recuperadas após solicitação do vereador Sassá

Redação Zero Hora AM

Blogueirinha diz que fez sex0 com fantasma e posta o vídeo para provar

Hugo Bronzere
Carregando....