26 de agosto de 2025 | 20:12

Relatório da ONU alerta para aumento global do consumo de drogas e reforça importância dos exames toxicológicos no Brasil

O novo Relatório Mundial sobre Drogas divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) revela um cenário preocupante: o consumo de drogas ilícitas segue em crescimento em todo o mundo, com impactos diretos na saúde pública, na segurança e na economia.

O Brasil, assim como outros países, enfrenta o desafio de conter esse avanço e proteger especialmente a população mais jovem.

Para Alvaro Pulchinelli Jr., toxicologista, patologista clínico e presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), é fundamental investir em estratégias de prevenção e fiscalização, entre elas, os exames toxicológicos de larga escala.

“O exame toxicológico é uma ferramenta essencial para desencorajar o consumo de drogas, sobretudo entre motoristas profissionais e na obtenção da primeira habilitação”, destaca o especialista, acrescentando que hoje, o exame de cabelo, por exemplo, tem se mostrado cada vez mais eficaz, pois permite identificar o uso de substâncias por um período mais longo, aumentando a confiabilidade do controle.

No Brasil, o exame toxicológico é obrigatório para motoristas das categorias C, D e E. Recentemente, no entanto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou o projeto de lei que previa a exigência do exame também para a obtenção e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em geral, o que, segundo Pulchinelli, representa um retrocesso.

“O veto à ampliação do exame toxicológico para novos motoristas é um grande prejuízo para a sociedade. É uma oportunidade perdida de fortalecer uma política pública eficaz que ajuda a reduzir acidentes e salvar vidas”, critica o presidente da SBPC/ML.

O especialista defende que a ampliação da exigência ajudaria a reforçar a cultura de responsabilidade e prevenção entre motoristas de todas as categorias.

“A combinação de diferentes matrizes biológicas – como cabelo, urina e sangue – torna a detecção mais precisa, já que cada uma permite identificar o uso de substâncias em períodos distintos. O cabelo, por exemplo, revela um histórico de até 90 dias”, explica Pulchinelli.

Diante dos números crescentes do consumo de drogas no mundo, é necessário investir em educação, informação e fiscalização mais rigorosa. “Precisamos falar sobre drogas de forma clara, com base em evidências científicas, e usar todos os recursos disponíveis para reduzir os riscos à saúde individual e coletiva”, conclui o Alvaro. O relatório completo da ONU está disponível em news.un.org.

Sobre a SBPC/ML

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial é uma associação de direito privado para fins não econômicos, fundada em 31 de Maio de 1944.

Tem como finalidade congregar médicos, portadores do Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e de outras especialidades, regularmente inscritos nos seus respectivos Conselhos Regionais de Medicina, e pessoas físicas e jurídicas que, direta ou indiretamente, estejam ligados à Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, e estimular sempre o engrandecimento da especialidade dentro dos padrões ético-científicos.

Entre associados estão médicos patologistas clínicos e de outras especialidades (como farmacêuticos-bioquímicos, biomédicos, biólogos, técnicos e outros profissionais de laboratórios clínicos, estudantes de nível universitário e nível médio).

Também podem se associar laboratórios clínicos e empresas fabricantes e distribuidoras de equipamentos, produtos e serviços para laboratórios.

Ao longo das últimas décadas a SBPC/ML tem promovido o aperfeiçoamento científico em Medicina Laboratorial, buscando a melhoria contínua dos processos, evolução da ciência, tecnologia e da regulação do setor, com o objetivo principal de qualificar de forma permanente a assistência à saúde do brasileiro.

A SBPC/ML completou 80 anos em 2024. Além de fomentar o desenvolvimento contínuo da ciência, tecnologia e regulação no setor, a SBPC/ML lançou seu novo portal de notícias para aprimorar a comunicação com associados e a população, e está atualizando regularmente o Lab Tests Online, plataforma que oferece informações sobre exames laboratoriais, visando qualificar a assistência à saúde.

Leia também outras matérias

Andressa Urach tira sarro de sexo com Neymar: “Não passou do 1º tempo”

Redação Zero Hora AM

Omar Aziz terá reunião com Lula e David Almeida para evitar que outras tragédias aconteçam em Manaus

Redação Zero Hora AM

Em abordagem, PMs do Amazonas supostamente rasgam CNH de entregador em Manaus

Redação Zero Hora AM
Carregando....