O reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Prof. Dr. André Luiz Nunes Zogahib, integrou uma missão internacional organizada pelo British Council, entre os dias 23 e 27 de junho, nas cidades de Londres e Cardiff, no Reino Unido. A iniciativa reuniu representantes de instituições de ensino superior de 22 países e teve como objetivo o fortalecimento da educação transnacional e o estabelecimento de parcerias internacionais.
Representando a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Zogahib apresentou em Londres um panorama das políticas adotadas pelas universidades afiliadas à entidade, com destaque para o papel estratégico da UEA na promoção do desenvolvimento científico, social e sustentável no Amazonas. O reitor enfatizou ainda o suporte oferecido pelo Governo do Estado e pelo Polo Industrial de Manaus (PIM), ressaltando a importância da UEA como a maior universidade multicampi do país.
A programação da missão prosseguiu em Cardiff com o evento internacional “Deep Dialogues – Transnational Education: exploring glocalization strategies”, onde foram discutidas estratégias de internacionalização aplicadas a diferentes contextos culturais e acadêmicos. Durante os debates, a educação transnacional foi abordada como uma tendência crescente no Brasil.
No dia 26 de junho, a comitiva brasileira conduziu parte das atividades na Universidade Metropolitana de Cardiff. A UEA voltou a ter protagonismo com a participação da Prof.ª Dra. Vanúbia Araújo Moncayo, assessora de Relações Internacionais da universidade, que atuou como relatora em uma das mesas temáticas. Vanúbia apresentou cases de internacionalização da UEA, além de experiências de instituições da Nigéria, Reino Unido, Tunísia e Bangladesh, com destaque para os resultados de parcerias com a Embaixada da França em municípios do interior do Amazonas.
Entre os principais resultados da missão estão:
A valorização das universidades estaduais e municipais por meio da atuação da UEA junto à Abruem;
Participação da UEA em discussões estratégicas com representantes de 22 países;
Intercâmbio de experiências com instituições do Reino Unido e outros continentes;
Início de tratativas para futuras colaborações acadêmicas;
Novas possibilidades de intercâmbio em ensino, pesquisa e extensão;
Consolidação de redes internacionais para temas ligados à educação transnacional;
Viabilidade de acordos de mobilidade acadêmica;
Oportunidade de participação em editais do British Council voltados à cooperação internacional.
A delegação brasileira foi composta por representantes da UEA, UFMS, Capes, CNPq e Andifes, incluindo os professores André Zogahib, Vanúbia Moncayo, Nilson Júnior, Camila Ítavo, Rui Oppermann e Dalila Andrade Oliveira.