7 de setembro de 2025 | 10:54

Cultura nipo-brasileira é exaltada em lei de Roberto Cidade que reconhece Jungle Matsuri como evento oficial do Amazonas

O Jungle Matsuri, renomado festival que celebra a rica herança cultural japonesa na Amazônia, está prestes a ganhar um reconhecimento oficial que promete impulsionar ainda mais o turismo e a economia local.
Trata-se da iniciativa do deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a partir do Projeto de Lei nº 764/2024, que visa declarar o evento como de relevante interesse turístico e cultural do Estado do Amazonas. A medida aguarda sanção governamental.
A proposta reconhece os esforços da Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental (Nippaku) em consolidar o Jungle Matsuri como um marco anual de celebração da herança nipo-brasileira.
“Esse evento também coloca Manaus em evidência no cenário nacional, destacando a capital não apenas como porta de entrada para a Amazônia, mas como um centro de eventos multiculturais. Esse tipo de iniciativa é fundamental para estimular o turismo cultural, impulsionando a economia local e gerando oportunidades para comerciantes, artistas e produtores locais”, afirmou o presidente Cidade.
Diversidade e tradição
Criado em 2019 pela Nippaku para comemorar os 90 anos da imigração japonesa na região, o Festival Jungle Matsuri – cujo nome, Matsuri, significa “festival” em japonês – se tornou o maior evento do gênero na Amazônia.
Sua programação diversificada é um verdadeiro mergulho na cultura japonesa, apresentando:
•Manifestações artísticas: dança, música e teatro com talentos da comunidade nipo-brasileira.
•Desfile cosplay: uma atração que atrai fãs da cultura pop japonesa.
•Exposições culturais e workshops: oportunidades de aprendizado e imersão.
•Feira de produtos e serviços: espaço para empreendedores locais e artesãos.
•Praça de alimentação: com a autêntica e saborosa culinária japonesa.
A oficialização do Festival Jungle Matsuri como evento de interesse turístico e cultural do Estado reforça sua expressiva contribuição para a valorização da diversidade cultural, o fortalecimento das tradições japonesas e a promoção do turismo local e regional.
Foto – Herick Pereira

Leia também outras matérias

Com dívidas de mais de R$ 8 bilhões: Aneel nega pedido de transferência de controle da Amazonas Energia

Redação Zero Hora AM

Especialização em Direito Eleitoral da UEA segue com inscrições abertas até domingo (16)

Hugo Bronzere

Mais de 20 mil aparelhos são bloqueados após envio de alertas

Redação Zero Hora AM
Carregando....