A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) já está operando com 272 novas viaturas e 100 motocicletas em Manaus. Os veículos foram entregues ontem (21-jul), pelo Governo do Amazonas, como parte dos investimentos do programa Amazonas Mais Seguro.
O objetivo é reforçar o patrulhamento ostensivo e ampliar a capacidade de resposta da corporação, especialmente em áreas de maior vulnerabilidade.
As novas viaturas, 172 do modelo S10 e 100 do modelo Spin, são equipadas com sistemas de comunicação, rastreamento e, em parte da frota, com câmeras integradas ao Sistema Paredão, que permite a leitura de placas de veículos em tempo real.
A tecnologia facilita a identificação de restrições por roubo ou furto e fortalece o combate e a prevenção de crimes.
Reconhecimento facial
De acordo com o comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, a combinação entre a tecnologia embarcada permite deslocamento mais ágil, garantindo atuação rápida em ocorrências e maior presença nas ruas. Os novos equipamentos também ampliam a capacidade de prevenção e repressão imediata ao crime.
“Com as câmeras frontais, os nossos policiais vão identificar se determinado veículo tem alguma restrição, se já foi utilizado em alguma infração. É a tecnologia ajudando o policial”, detalhou o coronel Klinger.
“Também temos o reconhecimento facial que vai estar na palma da mão do policial quando ele fizer a abordagem, ele pode tirar uma foto e essa foto vai para o banco de dados. Lá já verifica se o suspeito tem mandado de prisão e algum antecedente criminal”, acrescentou.
Dona Maria Marlene mora no bairro Petrópolis há 40 anos e conta que recebeu com grande expectativa o reforço da segurança pública, por meio das novas viaturas.
“A sensação de segurança é muito importante na nossa área. Agora com mais polícia rodando na rua a gente vai se sentir mais segura no bairro”.