27.3 C
Manaus
7 de novembro de 2025 | 09:40

TCE-AM e Ibraop trazem para Manaus o maior evento nacional sobre auditoria de obras públicas

O avanço de grandes empreendimentos de infraestrutura na Amazônia tem levantado uma pergunta crucial: é possível conciliar desenvolvimento e sustentabilidade na execução de obras públicas?

Buscando caminhos para essa resposta, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) e o Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) promovem, entre os dias 18 e 22 de agosto, o XXI Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas (SINAOP).

O evento será realizado no auditório da Corte de Contas, e as inscrições podem ser realizadas até o primeiro dia do evento, pelo site do Ibraop, em https://www.ibraop.org.br/xxi-sinaop/inscricao/.

Participantes e palestras

Com o tema “Infraestrutura para um Brasil sustentável e integrado”, o simpósio vai reunir dirigentes e técnicos dos Tribunais de Contas, órgãos de fiscalização, engenheiros, gestores públicos e especialistas de diversas áreas ligadas ao setor de obras.

A programação técnica inclui 22 palestras, 9 artigos científicos, 5 minicursos, 2 conferências, além de lançamentos de publicações e espaços para o compartilhamento de experiências e boas práticas.

Além disso, contará ainda com representantes da sociedade civil, Polícia Federal, DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Casa Civil e dos ministérios do Meio Ambiente, dos Transportes e do Planejamento e Orçamento.

A conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins, ressalta a importância de realizar o simpósio em Manaus e reforça o compromisso da Corte com o fortalecimento técnico dos órgãos públicos da região.

“Trazer o SINAOP para o Norte do Brasil é mais do que uma escolha logística, é um gesto de valorização da nossa realidade. O evento representa uma oportunidade única para que nossos servidores e jurisdicionados discutam, com especialistas de todo o país, soluções inovadoras para obras públicas que respeitem o meio ambiente e promovam o desenvolvimento regional”.

“Debates e busca de soluções”

A presidente do Ibraop, Adriana Portugal, também celebrou a realização do simpósio dentro dos contextos amazônicos.

“Neste ano, o XXI SINAOP vem para o Norte do Brasil, oferecendo um espaço importante para debates e a busca de soluções voltadas aos servidores públicos e engenheiros que atuam na região”.

Para conferir a programação completa, com detalhes sobre palestrantes, cronograma e inscrições, clique aqui (para linkar: https://www.ibraop.org.br/xxi-sinaop/programacao/).

Leia também outras matérias

TCE-AM autoriza retomada da venda de ingressos do Sou Manaus

Redação Zero Hora AM

Projeto que institui programa Farmácia Solidária para animais avança na CMM

Redação Zero Hora AM

CHUTE NA CABEÇA – Fã desmaia ao levar chute de dançarino em show de funk; veja o vídeo

Redação Zero Hora AM
Carregando....