26.3 C
Manaus
1 de agosto de 2025 | 11:28

No Julho Verde, presidente Roberto Cidade destaca leis de sua autoria que auxiliam no combate e na prevenção ao câncer no Amazonas

Durante o Julho Verde, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), reforça a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da doença.

Conforme projeção mais recente do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil deve registrar cerca de 704 mil novos casos de câncer por ano entre 2023 e 2025, sendo os tumores de cabeça e pescoço responsáveis por uma parcela significativa desses casos.

“Toda doença, quanto mais rápido se tem o diagnóstico, melhor e mais eficaz o tratamento. Com o câncer, principalmente. Essa é uma doença que, muitas vezes, só apresenta sintomas quando já está em estágio mais avançado. Por isso, é necessário que o Poder Público disponibilize todos os meios para a realização de exames que possam detectar a doença em estágio inicial, para que o paciente possa buscar, o mais brevemente possível, os tratamentos adequados. Nossas leis chegam para fortalecer a busca pela cura”, afirmou.

Entre as iniciativas do deputado-presidente estão leis que ampliam o acesso ao diagnóstico e conscientizam a população. Dentre elas, a Lei nº 5.788/2022, que criou o Serviço de Atendimento Móvel voltado ao diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, e a Lei nº 6.053/2022, que instituiu o “Março Azul Marinho”, mês de prevenção ao câncer colorretal.

Já a Lei nº 6.825/2024 criou o Programa Estadual de Apoio à Oncologia Infantil, e a Lei nº 5.899/2022 garante a realização de exames para detecção do mieloma múltiplo na rede pública.

Com foco na infância, o Programa Estadual de Apoio à Oncologia Infantil, criado pela Lei nº 6.825/2024, determina que exames e cirurgias, uma vez indicados por médicos, sejam realizados em até cinco dias.

A legislação também prevê a criação de unidade especializada vinculada à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) e ações como campanhas educativas, rastreamento de casos, cuidados paliativos e capacitação de profissionais da saúde.

O deputado ainda é coautor da Lei nº 6.314/2023, que institui a Campanha de Incentivo à Doação de Cabelo a Pessoas Carentes em Tratamento de Câncer.

Campanhas internas da Aleam

Internamente, a Aleam promove a conscientização de seus servidores, realizando anualmente as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, com o objetivo de alertar sobre a ocorrência de câncer de mama e colo de útero, entre as mulheres, e de próstata, entre os homens.

O Outubro Rosa é composto por um conjunto de atividades, como a iluminação do prédio da Aleam na cor rosa, além da oferta de uma bateria de exames às servidoras ativas, inativas e dependentes, como ultrassonografias da mama, abdome total, entre outros.

Já o Novembro Azul é o mês em que a Aleam volta o olhar ao cuidado masculino, por meio da realização de exames de sangue, hormônios, ultrassom da próstata, abdome total e exame do toque retal, além da iluminação azul da sede do Poder Legislativo.

Julho Verde

No contexto do Julho Verde, o deputado lembra que o câncer de boca e laringe é o segundo mais comum entre homens, atrás apenas do câncer de próstata, e o quinto entre as mulheres, segundo o Inca.

Os sintomas, muitas vezes ignorados, podem incluir feridas persistentes na boca, dor ao engolir, rouquidão e caroços no pescoço.

O câncer de cabeça e pescoço abrange tumores localizados em áreas como boca, língua, garganta, laringe, amígdalas, faringe e glândulas salivares. O diagnóstico precoce pode elevar significativamente as chances de cura.

“Precisamos unir esforços para ampliar o acesso à informação e ao tratamento. O câncer não pode ser negligenciado”, concluiu.

Foto – Rodrigo Brelaz

Leia também outras matérias

Quem é Silas Câmara, novo presidente da Frente Parlamentar Evangélica no Congresso

Redação Zero Hora AM

TCE-AM promove café de confraternização com aposentados da Corte de Contas

Redação Zero Hora AM

Aluna que desviou dinheiro da formatura de Medicina da USP consegue registro como médica

Redação Zero Hora AM
Carregando....