27.3 C
Manaus
5 de outubro de 2025 | 03:44

TCE-AM terá seminário sobre mercado de carbono e uso sustentável do patrimônio florestal

Para estimular o debate sobre sustentabilidade e novas oportunidades econômicas para a Amazônia, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizará, no próximo dia 12 de agosto, no auditório da Corte, o Seminário sobre Mercado de Carbono e Externalidades.

O evento reunirá especialistas para discutir como o patrimônio florestal do estado pode ser preservado e, simultaneamente, gerar desenvolvimento sustentável.

Aberto ao público, o encontro terá carga horária de quatro horas. As inscrições já estão disponíveis no site institucional da Escola de Contas Públicas (ECP), por meio do endereço eletrônico https://ecpvirtual.tce.am.gov.br/.

A programação contempla temas como o papel dos Tribunais de Contas na gestão do patrimônio florestal, a viabilidade econômica dos créditos de carbono, certificação de projetos, experiências cooperativas e a regularidade jurídica de contratos em áreas públicas.

Entre os palestrantes confirmados estão o conselheiro do TCE-AM e coordenador da ECP, Júlio Pinheiro; o professor da UFPR Carlos Sanquetta; o especialista Francisco Higuchi, da Tero Carbon; o presidente da Cooperativa de Crédito de Carbono da Amazônia, Venceslau Braz; e o procurador da República Fernando Meloto Soave. A mediação ficará a cargo do procurador do Ministério Público de Contas do Amazonas, Ruy Marcelo de Mendonça.

“Floresta é um patrimônio que deve ser preservado”

Para a conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins, a iniciativa reforça o papel indutor da Corte no uso responsável das florestas.

“Ao promover esse debate, estimulamos gestores e sociedade a enxergar a floresta como um patrimônio que precisa ser preservado e que também pode gerar desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Na avaliação do coordenador da ECP, Júlio Pinheiro, discutir o tema sob múltiplas perspectivas é fundamental. “O mercado de carbono é complexo e cheio de oportunidades. Queremos trazer informações qualificadas para que gestores e cidadãos compreendam seus desafios e potenciais”, destacou.

O seminário também abordará pontos críticos, como a necessidade de monitoramento confiável dos projetos, segurança jurídica, repartição justa de benefícios e a credibilidade das iniciativas.

A proposta é aproximar conceitos técnicos do cotidiano da gestão pública e privada, contribuindo para políticas alinhadas à preservação da Amazônia e à geração de benefícios econômicos e sociais.

Leia também outras matérias

Festival de Parintins 2025: FVS-RCP realiza oficina de vigilância hospitalar para fortalecer atendimento durante evento de massa

Redação Zero Hora AM

Serviços gratuitos de veterinária serão oferecidos na 3ª edição da Câmara Cidadã

Redação Zero Hora AM

Lotofácil 3411: veja os resultados do sorteio de hoje (06/06/2025)

Redação Zero Hora AM
Carregando....