26.3 C
Manaus
6 de outubro de 2025 | 22:31

Acordo entre UEA e Unesp impulsiona integração acadêmica e científica

A parceria prevê, entre outros objetivos, ações específicas para fortalecer a cooperação interinstitucional em programas de pós-graduação

Abrir novas frentes de colaboração em ensino, pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologias é o objetivo central do termo de cooperação firmado entre a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). O acordo foi assinado nesta terça-feira (12-ago), na Reitoria da Unesp, em São Paulo (SP), pelo reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, e pela reitora da Unesp, Prof.ª Dra. Maysa Furlan.

A parceria estabelece um programa abrangente de intercâmbio científico e tecnológico, que inclui desde atividades de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização, até a utilização compartilhada de instalações e equipamentos. Também prevê ações específicas para fortalecer a cooperação interinstitucional em programas de pós-graduação, com a meta de consolidar redes de pesquisa e ampliar a produção acadêmica.

O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, enfatizou o compromisso das instituições em fortalecer suas ações de forma conjunta e projetar resultados duradouros a partir da cooperação.

“Estamos comprometidos em fortalecer o nome das nossas instituições, não apenas individualmente, mas agora de forma coletiva. É uma ação que, certamente, será a semente de muitos frutos no futuro. Tenho convicção de que este é apenas o início de diversas parcerias oficiais e da consolidação de colaborações que já vínhamos construindo. Esta união nos permitirá avançar em direção a uma sociedade mais justa, moderna e equânime, com uma Amazônia protegida e um Brasil fortalecido”, afirmou.

Durante a cerimônia, a reitora da Unesp, Prof.ª Dra. Maysa Furlan, ressaltou a importância estratégica da parceria e destacou o potencial de integração entre as duas universidades.

“Esta parceria certamente será ampliada e trará contribuições relevantes para a ciência brasileira, para a formação de recursos humanos na pós-graduação e para a pesquisa e produção de conhecimento. Unir a expertise do estado de São Paulo ao conhecimento do estado do Amazonas abre um leque de possibilidades que valorizo muito. Tenho um carinho especial pela UEA e acredito que, juntos, poderemos contribuir de forma significativa para o avanço da ciência e para a soberania nacional”, salientou a reitora da Unesp, Prof.ª Dra. Maysa Furlan.

A comitiva da UEA contou, também, com a presença do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Prof. Dr. Roberto Mubarac; coordenadora de Pesquisas e Projetos Institucionais, Prof.ª Dra. Jessica Takahashi; e do diretor da Escola Normal Superior (ENS/UEA), Prof. Dr. Otávio Rios. Representando a Unesp, participaram, ainda, o pró-reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Edson Botelho; a pró-reitora de Pós-graduação, Prof.ª Dra. Maria Vanilce Boldrin; a pró-reitora de Graduação, Prof.ª Dra. Célia Giacheti; a chefe de gabinete, Prof.ª Dra. Adriana Marcantonio; a representante do assessor-chefe de Relações Externas, Prof.ª Dra. Ana Cristina Biondo Salomão; e o assessor da Pró-reitoria de Pós-graduação, Prof. Dr. José Alcides Gobbo Júnior.

Leia também outras matérias

Criança desaparece em Manaus e horas depois é encontrada em SP; “meu sonho era morar lá!”

Redação Zero Hora AM

Pernambuco: Docagem de quatro embarcações deve favorecer setor de petróleo no Porto de Suape

Redação Zero Hora AM

Alunos do Colégio Militar da PMAM conquistam medalhas de bronze na Olimpíada Internacional de Matemática

Redação Zero Hora AM
Carregando....