14 de janeiro de 2026 | 17:52

David Almeida firma parceria com Febraban e lança Núcleo de Apoio ao Superendividado no Procon Manaus

O prefeito de Manaus, David Almeida, lançou hoje (20-ago) um acordo de cooperação técnica firmado entre a Prefeitura de Manaus, por meio do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Manaus (Procon Manaus), com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

O objetivo da parceria é ampliar as ações de educação financeira e prevenção ao superendividamento.

No evento, realizado no auditório da sede da prefeitura, no bairro Compensa, zona Oeste, também foi lançado o Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS), que oferecerá atendimento especializado e orientações a consumidores com dívidas excessivas.

O prefeito David Almeida destacou a importância do tema e compartilhou experiências pessoais sobre os desafios de lidar com dívidas.

“Todos sabem quanto ganham, mas quase ninguém sabe quanto gasta, e é aí que está o problema. É preciso anotar cada despesa para ter clareza e equilíbrio. O segredo é simples, não gastar mais do que se ganha”, alertou.

Reorganização e financias e renegociação de débitos

O prefeito ressaltou que o convênio permitirá que a população tenha acesso a ferramentas práticas para renegociar débitos e reorganizar as finanças.

“Cartão de crédito e cheque especial têm juros muito altos. O caminho é trocar dívidas caras por dívidas mais baratas, alongar prazos e buscar o equilíbrio. Na nossa gestão aplicamos técnicas de governança para maior eficiência da máquina. Assim como fazemos na gestão da cidade, cada família precisa planejar sua receita e despesa para evitar colapsos”, completou Almeida.

A diretora-presidente do Procon Manaus, Onilda Abreu, reforçou que o NAS será um espaço de transformação social. “Nosso objetivo não é apenas orientar, mas resgatar dignidade e qualidade de vida. O superendividamento aprisiona financeiramente, e esse núcleo vem para devolver tranquilidade às pessoas”, afirmou.

Representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Reginaldo Souza, destacou o caráter humano da iniciativa.

“O superendividamento não é só uma questão financeira, mas também de saúde emocional. Em casos extremos, leva até ao suicídio. Por isso, parabenizamos o prefeito e o Procon Manaus por esse passo fundamental e reafirmamos nosso apoio nessa batalha”, disse.

“Brasileiros sem educação financeira”

Já o diretor executivo de Sustentabilidade, Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban, Amaury Martins de Oliva, ressaltou a relevância da parceria inédita na região.

“Este é o primeiro acordo de cooperação da Febraban com um órgão de defesa do consumidor na Amazônia. Estudos mostram que 55% dos brasileiros têm pouco ou nenhum conhecimento sobre educação financeira, mas 90% reconhecem sua importância”, pontuou.

Além da assinatura do acordo e do lançamento do NAS, o evento contou com a apresentação da cartilha “Guia de Dívidas e Dúvidas”, e palestras voltadas a servidores, acadêmicos e profissionais, com certificação de quatro horas de carga horária.

Leia também outras matérias

TCE-AM fortalece governança de TI com nova dinâmica do Comitê Gestor

Redação Zero Hora AM

Falhas no programa Asfalta Manaus, com várias ruas esburacadas, são reveladas pelo dep. Wilker Barreto

Redação Zero Hora AM

Acusado de matar contador em Manaus é morto em confronto com a polícia

Redação Zero Hora AM
Carregando....