26.1 C
Manaus
10 de setembro de 2025 | 22:18

Ouvidoria do TCE-AM realiza Roda de Cidadania sobre meio ambiente e participação popular

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), por meio da Ouvidoria, realizou hoje (10-set) mais uma edição da audiência pública “Rodas de Cidadania”, que neste ano trouxe o tema “Meio Ambiente em debate: participação popular e políticas públicas”.

A iniciativa integra o Programa de Formação de Agentes de Controle Social (Profac), que este ano está completando 10 anos.

A iniciativa segue a orientação da presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins, a fim de contribuir com o fortalecimento de ações com aspecto pedagógico e fortalecer a participação social.

O conselheiro-ouvidor Mario de Mello ressaltou que o “Rodas de Cidadania” traz um espaço democrático para a participação popular, e ainda acrescentou o desejo de que “todos saiam mais conscientes e comprometidos com a defesa do meio ambiente e com políticas públicas capazes de garantir condições melhores de vida para as próximas gerações”.

Criado em 2018, o programa aproxima a população da Ouvidoria e do Poder Público, estimulando debates sobre assuntos relevantes, por meio de audiências públicas. Nesta edição, a escolha do tema ambiental se conecta à preparação do Brasil para sediar a COP-30, conferência global sobre mudanças climáticas e sustentabilidade.

O encontro reuniu os cursistas do Profac, que tiveram um módulo completo sobre Controle Social e Meio Ambiente.

Durante a roda, eles compartilharam experiências, apresentaram demandas e sugeriram soluções para o aprimoramento das políticas públicas.

Entre os pontos discutidos estavam a coleta adequada de resíduos sólidos, logística reversa, reciclagem, preservação da fauna e flora, redução de focos de incêndio e queimadas, além das políticas de conservação aplicadas pelo Estado e municípios.

A atividade contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus (Semmas).

A mediação foi feita pelas servidoras da Ouvidoria e da Escola de Contas Públicas (ECP), Izabel Signorini e Izabel dos Anjos.

Leia também outras matérias

Governador Wilson Lima anuncia cronograma para projeto do novo Bumbódromo durante lançamento do Festival de Parintins na Ilha Tupinambarana

Redação Zero Hora AM

Fotojornalista Ronaldo Colares Siqueira é homenageado pela Aleam e CMM por se destacar no jornalismo amazonense

Redação Zero Hora AM

Vinte mil aposentados já compraram passagens pelo Programa Voa Brasil

Redação Zero Hora AM
Carregando....