31.3 C
Manaus
19 de setembro de 2025 | 19:41

Escritores amazonenses: Coletânea do mato ao asfalto

A coletânea Do mato ao asfalto nasceu do desejo de escritores amazonenses – e também daqueles que fizeram do Amazonas o seu lar – de perpetuar as vozes e memórias de uma terra ao mesmo tempo verdadeira e mística.

Reunindo doze autores, a obra resgata e recria o olhar do Norte, os causos, lendas e relatos que atravessam gerações, preservando a riqueza cultural que brota das margens dos igarapés, dos beiradões e das experiências do cotidiano amazônico.

Idealizado pela escritora e ilustradora amazonense Leila Plácido, o projeto valoriza a tradição oral e dá visibilidade à literatura produzida na região, mostrando que nossas histórias seguem vivas e pulsantes, transitando do mato ao asfalto, da memória à palavra escrita.


O Delegado-Geral Adjunto da Polícia Civil do Amazonas, Guilherme Torres, que estreia como escritor na coletânea, descreve a experiência como uma jornada para um lugar de contos e histórias guardados na imaginação. “Tem lugares na nossa mente que só precisam de um empurrão para serem acessados”, afirma Torres. Ele conta que, após o convite para participar da coletânea, começou a transitar por esse imaginário, encontrando inspiração em seus próprios alunos do projeto Jovens Embaixadores.

“Foi uma sensação boa e de leveza que só experimenta quem escreve”, completa o autor, que agora une seu trabalho na segurança pública com a arte da escrita.Uma jornada literária pelo universo amazônico. Essa é a proposta da coletânea de contos “Do Mato ao Asfalto”, uma obra que transcende as barreiras etárias, cativando crianças, jovens e adultos.

Com doze contos que transportam o leitor para as paisagens e histórias da Amazônia, a coletânea “Do Mato ao Asfalto” destaca a rica produção literária local. A obra celebra a estreia de novos talentos, incluindo Antônia Plácido, Eduardo Silva, Leandro Leite, Leiliane Dandara e Letícia Plácido, e também conta com a participação de autores consagrados na cena literária, como Elaine Andreatta, Jan Santos, Jefter Haad, Leila Plácido, Lucila Bonina e Lorena Souza.Além das narrativas envolventes, o projeto conta com ilustrações exclusivas que dão vida às histórias, assinadas por Yan Bentes, Leila Plácido e Jefter Haad.

A publicação da coletânea foi possível graças ao apoio cultural do Governo do Estado do Amazonas e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, reforçando o compromisso com a valorização da arte, da literatura e da rica identidade amazônica.

Leia também outras matérias

Decoração de Natal do Largo São Sebastião será inaugurada sábado

Redação Zero Hora AM

Ibovespa fecha última sessão em queda, após Trump anunciar tarifas de 50% ao Brasil

Redação Zero Hora AM

Em pouco mais de um ano, governo Wilson Lima reassenta mais de mil famílias das comunidades da Sharp e Manaus 2000

Redação Zero Hora AM
Carregando....