24.3 C
Manaus
6 de outubro de 2025 | 07:50

Deputado Fausto Júnior é o único representante do AM na Comissão que analisará Licenciamento Ambiental

Foi instalada ontem (23-set), no Senado Federal, a Comissão Mista destinada a analisar a Medida Provisória nº 1308/2025, que trata da criação da Licença Ambiental Especial (LAE). O deputado Fausto Júnior (União-AM) será o único parlamentar do Amazonas a integrar a comissão.

Esse novo tipo de licença será utilizado em empreendimentos considerados estratégicos pelo Poder Executivo, com base em proposta do Conselho de Governo, órgão consultivo responsável por assessorar o presidente na formulação de políticas ambientais.

A medida provisória foi editada pelo governo como alternativa aos trechos vetados da nova Lei de Licenciamento Ambiental (Lei nº 15.190/2025). Com isso, a MP preenche essas lacunas ao autorizar a aplicação imediata da licença, desde que os requisitos sejam devidamente cumpridos.

Licença para rodovia no AM

O deputado Fausto Jr. afirmou que irá analisar todas as emendas para extrair o melhor para o desenvolvimento da infraestrutura do país, sempre defendendo os interesses do Amazonas, principalmente no que se refere à BR-319.

“Como membro da Comissão, vamos trabalhar arduamente para que possamos, de uma vez por todas, dar o licenciamento do trecho do meio da BR-319″, disse o deputado.

“Conto com o apoio de toda a bancada, porque essa é uma pauta do Amazonas que está acima de questões político-partidárias. Devemos estar unidos para viabilizar as obras da BR-319, especialmente no trecho do meio”, afirmou.

BR-319 em pauta

A Licença Ambiental Especial busca conciliar celeridade na aprovação de projetos estratégicos com o cumprimento da legislação ambiental e a proteção ao meio ambiente, sem aumento de despesas ou renúncia de receitas.

Fausto Jr. destacou ainda que é favorável ao desenvolvimento sustentável:

“É possível se desenvolver de forma sustentável. Desenvolvimento não é sinônimo de desmatamento. Com toda a tecnologia que temos à disposição, podemos conciliar desenvolvimento com sustentabilidade. É o caso da Zona Franca, que gera emprego e renda preservando a floresta. Tenho certeza de que a BR-319 será repavimentada preservando o meio ambiente”, concluiu.

 

Leia também outras matérias

Amazonino critica incompetência de Wilson Lima em evitar 3ª onda da pandemia

Redação Zero Hora AM

Bairros de Manaus vão ficar sem energia nesta quinta-feira

Redação Zero Hora AM

Amazonas decreta ponto facultativo no feriado da Semana Santa

Redação Zero Hora AM
Carregando....