O prefeito de Manaus, David Almeida, reinaugurou hoje (29-set) o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Cidade Nova, a maior unidade do município, localizada na rua C, quadra 67, nº 47, conjunto Francisca Mendes, bairro Cidade Nova, zona Norte.
A ação reforça o eixo da gestão voltado à transformação social e cuidado com as pessoas em situação de vulnerabilidade, priorizando dignidade e acesso a serviços essenciais.
Na solenidade, que contou com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho e dos senadores Omar Aziz e Eduardo Braga, o prefeito destacou os avanços na rede socioassistencial da cidade.
“O Cras é a porta de entrada para as pessoas que mais precisam, para quem precisa de auxílio, BPC ou encaminhamento, e eu estou muito feliz com a gestão do Saulo, juntamente com a Dermi, e com toda a equipe envolvida. Temos trabalho, entregas e, acima de tudo, compromisso de transformar vidas”, disse.
O prefeito também ressaltou a importância da preservação ambiental, conectando o cuidado com o social e com a floresta amazônica.
“É a preservação que permeia essa estrada e nós somos um exemplo para o Brasil de preservação ambiental, um estado que tem 96% do seu território preservado. Temos que ensinar para o Brasil e o mundo o que é preservação e o cuidado com as pessoas”.
A revitalização do Cras Cidade Nova contemplou cozinha, sala de múltiplas atividades, sala de técnicos, sala de atendimento individual às famílias, ampliação dos banheiros e a criação de uma subcentral do Cadastro Único, ampliando a capacidade de atendimento da unidade.
Na obra, o atendimento às famílias foi mantido no Conselho Tutelar da zona Norte 1, garantindo continuidade dos serviços.
Atualmente, o Cras Cidade Nova atende cerca de 45 mil famílias, reafirmando seu papel como porta de entrada da rede socioassistencial. Com esta entrega, a prefeitura contabiliza 17 unidades revitalizadas, em bairros como União, Jorge Teixeira, Betânia, Cachoeirinha, Alvorada e Compensa.
O titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Saullo Vianna, enfatizou a importância da modernização do espaço.
“Hoje é um dia de festa e alegria para a assistência social, porque estamos entregando um Cras totalmente reformado e modernizado para atender a população da zona Norte. Essa unidade é referenciada para 45 mil famílias, ampliando a capacidade de atendimento e garantindo que a população vulnerável tenha acesso aos programas sociais de distribuição de renda”, completou o secretário.
A reinauguração do Cras Cidade Nova representa mais uma etapa do programa “Manaus por Você”, lançado em julho, que visa revitalizar e ampliar a rede de assistência social da capital, proporcionando serviços mais acessíveis, dignidade e oportunidades para as famílias da cidade.