18 de novembro de 2025 | 20:43

Projeto de extensão Banda de Música 60+, da UEA, inicia ensaios musicais para alunos da terceira idade

Iniciativa visa inclusão e socialização de pessoas acima de 60 anos

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio do Laboratório de Pesquisa e Práticas de Ensino Musical (Lapem), iniciou, nesta segunda-feira (29-set), os ensaios do Projeto Banda de Música 60+, na Escola Superior de Artes e Turismo (Esat). A ação, pioneira no Brasil, oferece aulas gratuitas de música para pessoas da terceira idade no Amazonas.

Com mais de 40 participantes, as aulas ocorrem duas vezes na semana e não exigem experiência musical prévia, combinando formação teórica e prática musical, com o objetivo de promover bem-estar, inclusão e socialização para pessoas com mais de 60 anos.

A iniciativa visa realizar o sonho de quem sempre desejou aprender a tocar um instrumento musical. “A música não tem idade. Ela conecta, emociona e dá novo significado à vida dos alunos”, destaca o coordenador do projeto, Prof. Dr. Fabio Carmo.

Além do impacto social, a ação também funciona como campo de estágio e capacitação para estudantes de música da UEA, que atuam como monitores sob a orientação de professores qualificados. Durante as aulas, os participantes têm a oportunidade de aprender a tocar instrumentos como flauta, clarinete, saxofone, trompete, trombone, tuba e percussão.

Leia também outras matérias

Governo do AM recebe comitiva da Conmebol para avaliação técnica da Arena da Amazônia

Redação Zero Hora AM

Vacinação contra gripe foi prorrogada até 31 de julho, informa Prefeitura de Manaus

fabiocosta

“Saudade, A Dor do Vazio” – Documentário que relembra vítimas do Covid-19 no AM será lançado no YouTube

Redação Zero Hora AM
Carregando....