25.3 C
Manaus
19 de janeiro de 2026 | 03:46

Presidente do TCE-AM é eleita para diretoria de Relações Internacionais da Atricon durante IV CITC

A conselheira-presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Amazônia Lins, foi eleita hoje (3-dez) para integrar a recém-criada Diretoria de Relações Internacionais da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

A eleição ocorreu na Assembleia Geral da entidade, realizada como parte da programação do IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), em Florianópolis (SC).

A nova diretoria, instituída nesta edição do Congresso, terá a missão de fortalecer a presença dos Tribunais de Contas brasileiros em organismos internacionais, ampliar a cooperação técnica entre países e representar o sistema de controle externo em agendas globais.

Yara Lins atuará na diretoria ao lado dos demais membros eleitos para o biênio 2026–2027.

Projeção nacional

A nomeação ocorre poucos dias após a conselheira ser reconduzida à presidência do TCE-AM para o período 2026–2027, reforçando sua projeção nacional e sua participação ativa no movimento de modernização e integração do sistema de controle externo brasileiro.

“É uma honra integrar uma diretoria que nasce com o objetivo de aproximar ainda mais os Tribunais de Contas de experiências internacionais e de boas práticas de governança. A cooperação institucional é essencial para o fortalecimento do controle externo e para a construção de políticas públicas mais eficazes”, afirmou a conselheira.

Fabian Barbosa é eleito primeiro secretário do IRB

Na tarde de terça-feira (2), durante a eleição da nova Diretoria e do Conselho Fiscal do Instituto Rui Barbosa (IRB), o conselheiro Fabian Barbosa, recém-empossado como corregedor-geral do TCE-AM, foi escolhido como Primeiro Secretário da entidade, também para o biênio 2026–2027.

O IRB atua como o braço técnico e acadêmico dos Tribunais de Contas, promovendo estudos, pesquisas e capacitação. Para o conselheiro, a eleição representa “o compromisso de contribuir para uma atuação mais integrada, preventiva e orientada à qualidade técnica em todo o sistema de controle externo”.

A participação da comitiva amazonense no 4º Congresso Internacional dos Tribunais de Contas também foi marcada pela atuação de outros membros do TCE-AM em espaços técnicos do Instituto Rui Barbosa.

controle ambiental e desenvolvimento sustentável

O conselheiro Júlio Pinheiro, que preside o Comitê Técnico de Meio Ambiente e Sustentabilidade, integrou as discussões sobre controle ambiental e desenvolvimento sustentável.

O conselheiro Érico Desterro participou na condição de presidente do Comitê Técnico de Governança dos Tribunais de Contas, contribuindo para debates voltados à modernização, à eficiência e ao aperfeiçoamento das cortes de contas do país.

Também presente no Congresso, o conselheiro Mario de Mello, que exerceu a vice-presidência de Desenvolvimento Institucional do IRB no biênio 2024–2025, acompanhou as atividades da entidade e reforçou o alinhamento técnico entre o Tribunal de Contas do Amazonas e o sistema nacional de controle externo.

Leia também outras matérias

Associação Brasileira de Blogs e Portais realiza reunião extraordinária para combater a censura e perseguição política no jornalismo

Redação Zero Hora AM

Limpeza e dragagem de igarapés em Manaus são vistoriadas pelo prefeito David Almeida

fabiocosta

Escoteiros do Amazonas são homenageados na Aleam pela passagem do dia Mundial do Escoteiro

Redação Zero Hora AM
Carregando....