31.3 C
Manaus
28 de abril de 2024 | 10:42

Pfizer afirma que antiviral tem 89% de eficácia e funciona contra Ômicron

A Pfizer informou hoje que a pílula experimental contra Covid-19 oferece uma “eficácia robusta” na prevenção de hospitalizações e mortes em pacientes de alto risco para a infecção do novo coronavírus.

O antiviral é indicado para uso imediato após os primeiros sintomas da doença a fim de bloquear a replicação do vírus Sars-CoV-2 e impedir que os pacientes evoluam para quadros graves. O Paxlovid faz parte da classe de medicamentos chamados inibidores da protease, usados ​​no tratamento de infecções virais como HIV e hepatite C.

Segundo dados finais do estudo clínico da empresa norte-americana, com 2.246 voluntários, o medicamento demonstrou 89% de eficácia quando usado nos primeiros três dias do início dos sintomas e 88% dentro de cinco dias após os primeiros sintomas da doença em comparação com o grupo que usou placebo.

Os dados confirmam os resultados obtidos nas análises anteriores.

Em um segundo ensaio clínico, com 600 adultos de risco padrão, o tratamento reduziu as hospitalizações em cerca de 70%. “É um resultado impressionante”, disse o diretor científico da Pfizer, Mikael Dolsten, em entrevista.

“Estamos falando sobre um número impressionante de vidas salvas e hospitalizações evitadas. E, claro, se você implantar isso rapidamente após a infecção, provavelmente reduziremos a transmissão drasticamente”, completou Dolsten.

Proteção contra Ômicron

Testes laboratoriais recentes confirmaram também que o antiviral contém a atividade da Ômicron e outras variantes de preocupação, como a Delta.

A empresa espera conseguir, em breve, a autorização para o uso do medicamento pelas principais agências regulatórias do mundo, incluindo a Food and Drug Administration, dos EUA.

“Variantes emergentes de preocupação, como a Ômicron, mostraram a necessidade de opções de tratamento acessíveis para aqueles que contraem o vírus, e estamos confiantes de que, se autorizado ou aprovado, este potencial tratamento pode ser uma ferramenta crítica para ajudar a conter a pandemia”, afirmou Albert Bourla, presidente do conselho e diretor executivo da Pfizer, em comunicado.

Leia também outras matérias

Biblioteca do TCE reúne 70 anos de história, com obras valiosas sobre Administração, Direito e Contabilidade

Hugo Bronzere

Barraco na Ponta Negra: briga de vizinhos termina com advogado baleado e doméstica agredida em Manaus

Redação Zero Hora AM

Novo vídeo de Joana Darc mostra a deputada curtindo férias em dia de votação na Aleam

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo