24 de janeiro de 2026 | 14:40

Fundador da Gol, Constantino Junior, morre de câncer aos 57 anos em SP

Morreu neste sábado (24-jan), em São Paulo, um dos fundadores da Gol e membro do conselho administrativo da empresa, Constantino Junior, aos 57 anos. Segundo informações de O Globo, há anos, o empresário do setor de aviação lutava contra um câncer. Ele morreu em um hospital da capital.

Por meio de nota, a companhia aérea lamentou o falacimento do fundados e destacou a trajetória de Constantino na avião brasileira.

“Há 25 anos, Júnior e a família Constantino deram início à trajetória da mais brasileira das companhias aéreas. Com uma visão empreendedora e valores sólidos, nascia uma empresa reconhecida por sua excelência, referência em inovação e por seu compromisso com o desenvolvimento do Brasil. Neste dia de enorme tristeza, a Companhia se solidariza com os familiares e amigos, expressando seus sentimentos e reconhecendo seu legado”, diz um trecho da nota.

 

Constantino de Oliveira Júnior era um empresário brasileiro, fundador e primeiro CEO da GOL Linhas Aéreas Inteligentes, companhia que ajudou a transformar o mercado de aviação comercial no Brasil ao introduzir o conceito de “baixo custo, baixa tarifa” no país.

Antes de fundar a GOL, atuou entre 1994 e 2000 como Diretor da Comporte Participações, grupo que controla diversas empresas de transporte terrestre de passageiros no Brasil. Em 2001, assumiu o cargo de Diretor-Presidente (CEO) da GOL, liderando o início das operações da companhia e sua rápida expansão no mercado nacional.

Em 2004, tornou-se membro do Conselho de Administração, acumulando essa função com a presidência executiva até 2012.  Constantino Júnior deixou a função executiva e assumiu o cargo de Presidente do Conselho de Administração da GOL, posição que ocupava até hoje. Além da atuação na GOL, Constantino era membro do Conselho de Administração e um dos fundadores do Grupo ABRA.

Ao longo de sua trajetória, recebeu diversos reconhecimentos por sua atuação executiva, entre eles: “Executivo de Valor” em 2001 e 2002, concedido pelo jornal Valor Econômico; “Executivo Líder” no setor de logística em 2003, pelo jornal Gazeta Mercantil; e, em 2008, foi nomeado “Executivo Ilustre” na categoria Transporte Aéreo pela premiação GALA (Galería Aeronáutica Latinoamericana), patrocinada pela IATA.

Foto: Reprodução

Leia também outras matérias

Medalha Tiradentes, da Polícia Militar do AM, é entregue ao dep. Delegado Pablo

Redação Zero Hora AM

TCE-AM prepara julgamento de 101 processos na sessão de amanhã (23)

fabiocosta

Proibição de celular na escola é bem-vinda, mas não é suficiente

Redação Zero Hora AM
Carregando....