Redação ZH – A marcha promovida pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) chegou ao seu dia final neste domingo (25-jan), com a presença de milhares de participantes em Brasília. O grupo viajou aproximadamente 240 quilômetros, partindo de Paracatu, em Minas Gerais, até Brasília, onde realizou manifestações ao longo do dia.
Foco no Park Way e destino na Praça do Cruzeiro
Os participantes chegaram a Brasília no dia 24, sábado. Neste domingo, os manifestantes se reuniram no Park Way, região administrativa do Distrito Federal, e marcharam até a Praça do Cruzeiro, local habitual de protestos políticos na capital.

Foto: Ana Paula Ramos/ Brasília
Afirmações e críticas do parlamentar durante o evento
Ao deixar a concentração, Nikolas declarou que o objetivo da mobilização é conscientizar a população sobre denúncias que envolvem autoridades e exigir mudanças no país. Ele mencionou o “escândalo do Banco Master”, “que envolve a esposa de um ministro, como a de Alexandre de Moraes”, além de citar o “escândalo do INSS” e a “mesadinha para o filho de Lula”. O deputado também vinculou as acusações à fragilidade dos serviços públicos, mencionando a saúde e a educação.
https://www.facebook.com/share/r/16JUB6Nraz/
Colete à prova de balas e instruções de segurança
Nikolas também mencionou o uso de um colete à prova de balas com identificação durante o percurso. De acordo com ele, a decisão foi tomada com base na orientação da Polícia Legislativa Federal (PLF), após um aumento nas ameaças.
Participantes de vários Estados
A reportagem acompanhou o trecho final e ouviu manifestantes de diferentes regiões. Uma família ligada ao agronegócio saiu de Goiânia às 4h para caminhar cerca de 17 km. O militar aposentado Valmir Morais viajou de ônibus de Juiz de Fora (MG) e disse que veio sozinho por medo de represálias entre amigos. Também participaram mulheres do Paraná, em caravana com cerca de 40 pessoas de cidades como Maringá, Londrina, Apucarana e Cambé, incluindo Jaqueline Almeida, Vera Arruda, Diva Elvira e Luciana Sato.
Redação: Jornalista Fábio Costa MTb 59.364/SP
Fotos: Reprocução
