Redação ZH -As autoridades estão em busca de Pedro José da Silva Gama, 43 anos, capitão da embarcação Lima de Abreu, que afundou no Encontro das Águas na sexta-feira passada (13-fev). O homem teve sua prisão preventiva decretada no sábado (14)-fev, porém não foi mais localizado e agora é considerado fugitivo da Justiça.
A juíza Eliane Gurgel do Amaral Pinto decidiu que a medida é necessária para garantir a ordem pública e assegurar a aplicação da lei penal. O despacho estabelece que, após a execução do mandado, o réu seja detido em qualquer estabelecimento prisional.
O acidente ocorreu na sexta-feira (13-fev), quando a embarcação levava cerca de 80 passageiros. Na tragédia, três pessoas perderam a vida, 71 foram resgatadas e seis continuam desaparecidas. O comandante foi preso em flagrante, mas foi solto após pagar uma fiança de R$ 16 mil. Ele não se apresentou às autoridades e passou a ser considerado foragido após a nova decisão.
A Marinha abriu um inquérito administrativo para investigar as causas do naufrágio, enquanto a Polícia Civil do Amazonas realiza uma investigação criminal para determinar se houve negligência ou imprudência por parte do comandante e da empresa proprietária da lancha.
