22 de junho de 2026 | 23:40

Prefeito Renato Junior fortalece a atenção básica com entrega da USF Santos Dumont em Manaus

#paratodosverem – Prefeito de Manaus, Renato Junior, acompanhado de secretários municipais e comunidade, durante descerramento da placa de entrega da USF Santos Dumont

O prefeito de Manaus, Renato Junior, entregou nesta segunda-feira (22-jun) a Unidade de Saúde da Família (USF) Santos Dumont, no bairro da Paz, zona Centro-Oeste da capital, após uma ampla reforma realizada pela prefeitura. A unidade, gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), passa a ser referência para cerca de 25 mil moradores da região, com oferta completa de serviços de Atenção Primária à Saúde.

Com capacidade para realizar até 15,7 mil procedimentos por mês, a USF oferece consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, vacinação, exames laboratoriais, testes rápidos, acompanhamento pré-natal, controle de doenças crônicas e dispensação de medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a entrega, o prefeito Renato Junior destacou os investimentos da gestão municipal na reestruturação da rede de saúde e reforçou o compromisso de garantir unidades mais modernas, acolhedoras e eficientes para a população e para os profissionais da área. “Estou muito feliz neste dia, com mais essa entrega. Esta é a 115ª unidade revitalizada pela nossa gestão, tudo novo, equipamentos novos, estrutura nova”, afirmou.

Na ocasião, o chefe do Executivo municipal também anunciou o chamamento de profissionais de saúde aprovados no cadastro reserva para reforçar a rede municipal de saúde, dentro do planejamento de ampliação e entrega de cinco novas unidades.

“Vou fazer um anúncio aqui, estarei chamando novos profissionais do cadastro reserva para fortalecer ainda mais o atendimento e garantir a qualidade do serviço que a população merece”, completou Renato Junior.

O secretário municipal de Saúde, Nagib Salem, destacou que a nova estrutura vai beneficiar aproximadamente 25 mil moradores dos bairros da Paz e Santos Dumont, fortalecendo a atenção básica e ampliando o acesso aos serviços de saúde na zona Oeste.

“Essa unidade passou por uma grande reestruturação e agora está preparada para oferecer um atendimento mais humanizado e resolutivo, garantindo que a população se sinta acolhida e bem atendida”, enfatizou Nagib.

Emocionada com a entrega da unidade totalmente revitalizada, a gestora da USF Santos Dumont, enfermeira Elenilda Maria, pontuou que o espaço representa a realização de um sonho construído com dedicação da equipe de saúde. Ela ressaltou ainda que, durante os dois anos de reforma, o atendimento à população não foi interrompido.

“Com essa nova casa, a gente vai renovar muitas coisas. É a realização de um sonho. Mesmo durante o período de reforma, não deixamos a comunidade desassistida, seguimos levando atendimento e cuidado às famílias”, disse Elenilda.

Comunidade

As equipes realizaram atendimentos domiciliares e visitas comunitárias, com apoio dos agentes comunitários de saúde, garantindo acompanhamento contínuo às famílias da região, incluindo a comunidade indígena próxima à unidade.

Moradora da comunidade indígena, Cléia Vieira da Costa, de 51 anos, ressaltou a importância do atendimento próximo à população e o acolhimento das equipes de saúde. “Para nós, indígenas, é muito difícil conseguir atendimento. Aqui facilita muito a nossa vida. Somos bem recebidos e tratados com respeito”, disse.

O idoso Jair Caleiro Santos, de 70 anos, também elogiou os serviços oferecidos na unidade. “Eu costumo vir aqui para consultas e exames e sou sempre muito bem atendido, com sorrisos nos atendentes. Só tenho a agradecer”, comentou.

Morador do bairro da Paz, Luiz Carlos de Magalhães falou sobre a importância da revitalização da unidade e os avanços na estrutura de saúde da região. “Quem viu essa unidade surgir sabe o quanto essa entrega é importante. O bairro hoje é valorizado com duas unidades de saúde para atender a população”, afirmou.

Representando o sentimento da comunidade, a estudante indígena do povo sateré-mawé, Yara da Costa, de 11 anos, destacou a emoção com a entrega da nova unidade de saúde e a importância do espaço para as famílias da região. Agradecida, ela também entregou ao prefeito Renato Junior um artesanato indígena tradicional, peça simbólica de sua cultura, geralmente oferecida a lideranças, com significado de força, gratidão, proteção e afastamento do “mau-olhado”.

“É um sentimento muito grande e feliz. Agora temos uma UBS que vai fazer parte do nosso dia a dia, com profissionais que cuidam da gente com carinho”, concluiu Yara.

Com a entrega da USF Santos Dumont, a Prefeitura de Manaus chega a 115 unidades de saúde construídas, reformadas ou revitalizadas nos últimos cinco anos, fortalecendo o acesso da população aos serviços de saúde em todas as zonas da cidade.

#paratodosverem – Prefeito recebendo artesanato indígena

 

Fotos – João Viana/Semcom

Leia também outras matérias

FARMÁCIA POPULAR: Brasil avança na distribuição de medicamentos

Redação Zero Hora AM

Caio André anuncia que CMM fará representação contra construção de aterro em área de proteção

Redação Zero Hora AM

Wilson Lima anuncia adiantamento da primeira parcela do 13° salário para os dias 23 e 24 de julho

Redação Zero Hora AM
Carregando....