27.3 C
Manaus
30 de junho de 2024 | 11:25

A partir de hoje (26), conta de luz da Amazonas Energia fica mais cara em todo Amazonas

Os consumidores amazonenses vão pagar mais caro pela energia elétrica, a partir deste domingo (26-mai). A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou a Revisão Tarifária Periódica da Amazonas Energia, com aumento de 2,89% para os consumidores residenciais. Os novos índices valem para todos os 62 municípios do Amazonas, impactando em mais de 1 milhão de residências.

Conforme os novos índices que passam a valer a partir de hoje, os consumidores de baixa tensão terão o maior aumento, fixado em 2,94%. Já os consumidores de média tensão, terão reajuste de 0,04%. Enquanto isso, os consumidores de alta tensão terão redução de 6,54% no valor da tarifa.

Resumo dos novos valores por classe de consumo
Alta tensão -6,54%
Baixa tensão 2,94%
Residenciais 2,89%
Média 0,04%
Fonte: ANEEL

De acordo com a ANEEL, os fatores que mais contribuíram para a revisão tarifária foram custos com aquisição e distribuição de energia.

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública). 

O processo tarifário foi amplamente discutido com a sociedade interessada por meio da Consulta Pública que contou ainda com uma sessão presencial no dia 15 de março, em Manaus.

Leia também outras matérias

Um terço dos brasileiros já foi alvo de tentativa de golpe bancário

Redação Zero Hora AM

Wilson Lima reforça combate a doenças como dengue, oropouche e malária com entrega de equipamentos e veículos a municípios

Redação Zero Hora AM

Concessionárias de água e energia no AM são obrigadas a aceitar pagamento via pix

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo