29.3 C
Manaus
24 de novembro de 2024 | 20:54

Adeus a Apollo Creed: ator de ‘Rocky’ morre aos 76 anos

Carl Weathers, o intérprete de Apollo Creed nos quatro primeiros filmes da franquia “Rocky“, morreu na quinta-feira (01-fev), aos 76 anos.

Além de sua marcante contribuição para o cinema, Weathers teve uma atuação recente de destaque na série “The Mandalorian”, pela qual foi indicado ao Emmy.

Nascido em 14 de janeiro de 1948, em Nova Orleans, Weathers teve uma carreira diversificada que incluiu desde esportes até atuações em mais de 75 filmes e séries.

Antes de sua carreira no cinema, ele se destacou jogando futebol americano na Universidade Estadual de San Diego e, posteriormente, na NFL, liga profissional do esporte, jogando pelo Oakland Raiders.

Weathers também foi diretor, com trabalhos em “The Mandalorian” e outras séries de TV.

Sua transição para a atuação foi impulsionada por seu amor pelo teatro, uma paixão que ele cultivou enquanto perseguia suas ambições atléticas.

Seu compromisso com a excelência e sua habilidade para capturar a humanidade de seus personagens fizeram dele uma figura respeitada e querida entre colegas e fãs.

Rocky e o papel de uma vida

Depois de pequenos papéis em produções e séries dos anos 1970, como “Justiça em Dobro” e “Kung Fu”, Weathers conseguiu o primeiro papel de destaque: Apollo Creed em “Rocky – Um Lutador” (1976).

Inspirado em Muhammad Ali, o personagem era o campeão invicto dos pesos pesados, que aceita enfrentar Rocky Balboa (o papel que consagrou Sylvester Stallone), um lutador desconhecido do clube, quando o desafiante número um se machuca e não consegue fazer uma partida comemorativa.

O personagem de Weathers não era apenas o oponente do protagonista no ringue; Creed era carismático, confiante e um showman nato, cuja personalidade vibrante contrastava com a humildade de Balboa.

Creed, claro, vence o sangrento e polêmico confronto do longa, vencedor do Oscar de Melhor Filme, mas Balboa tem sua revanche em “Rocky II” (1979).

Apollo, um personagem complexo

A complexidade de Creed, desenvolvida ao longo dos filmes, revelou um homem que valorizava a honra, o esporte e a amizade, elementos que Weathers soube interpretar com maestria.

Em “Rocky II”, após outra luta épica, Creed e Balboa desenvolvem uma amizade que se aprofunda em “Rocky III” (1982), onde Creed torna-se mentor e treinador de Rocky, ajudando-o a redescobrir sua “fome” de lutar.

No quarto filme, de 1985, porém, mesmo com Rocky ao seu lado, ele é morto no ringue pelo boxeador soviético Ivan Drago (Dolph Lundgren). O personagem ainda inspirou o derivado “Creed” (2015), centrado em seu filho (interpretado por Michael B. Jordan).

Versatilidade e talento

Weathers consolidou sua versatilidade em “Predador” (1987), onde interpretou o Coronel Al Dillon, um companheiro de armas do personagem de Arnold Schwarzenegger, e em “Um Maluco no Golfe” (1996), como o carismático e sábio mentor de golfe de Adam Sandler.

A atuação em produções tão distintas destacou sua habilidade em transitar entre gêneros cinematográficos, deixando sua marca em filmes que ajudaram a definir suas épocas.

Sua versatilidade também foi evidenciada ao emprestar sua voz a Combat Carl em “Toy Story 4” (2019) e ao interpretar uma versão fictícia de si mesmo em quatro episódios da série “Arrested Development” (entre 2004 e 2013).

Leia também outras matérias

Lei do concurso público para intérpretes de Libras é desprezada por deputados estaduais

Redação Zero Hora AM

TCE-AM tem 99 processos em julgamento na sessão de amanhã (29)

Redação Zero Hora AM

Em menos de 24 horas, três pessoas morrem em acidentes de trânsito em Manaus

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo