O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, apresentou aumento de 39% no número de passageiros, em comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado representa 93,3% do tráfego registrado em 2019, período pré-pandemia da Covid-19.
Ao todo, o terminal, que é administrado pela Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, membro da rede VINCI Airports, recebeu cerca de dois milhões de passageiros em 2022.
Somente nos últimos três meses, de julho a setembro, o tráfego de passageiros aumentou 13% na comparação com o mesmo período de 2021. Também em ascensão, o número de pousos e decolagens de voos comerciais realizados no terminal apresentou aumento de 5,5%, neste ano em comparação com o ano passado, e 15% em relação a 2019.
De acordo com a VINCI, os números revelam um movimento de recuperação completa dos níveis pré-pandemia e são reflexos dos esforços para desenvolver o potencial de tráfego aéreo local.
Nesse sentido, a rede vem estabelecendo diálogos constantes com companhias aéreas, entidades governamentais e instituições ligadas ao turismo concentrada em aumentar a conectividade regional e internacional da região.
A diretora-presidente da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, Karen Strougo, disse que “os resultados são extremamente positivos e isso significa que estamos no caminho certo. Tivemos, em julho, uma ampliação da oferta de voos para o Panamá. Em dezembro, já teremos mais dois voos internacionais diretos para os EUA, o que irá fomentar ainda mais o fluxo de passageiros. Estamos certos de que teremos outros resultados importantes ainda este ano”.