Começou hoje (18-jul) a revitalização da Lagoa do Japiim, localizada no bairro Japiim, zona sul de Manaus. A reforma é resultado de um termo de cooperação técnica assinado entre a empresa Águas de Manaus e a prefeitura da capital.
Um dos objetivos é transformar o parque em uma atração turística da capital amazonense. A concessionária atuará com obras de melhorias da distribuição de água e no esgotamento, além de pintura na nova estrutura do deck.
“Junto com a prefeitura de Manaus, vamos revitalizar o parque. O esgoto que hoje cai na drenagem será desviado para a estação de tratamento. Faremos uma pista de caminhada e revitalizar a via, para que haja espaço para as crianças brincar”, afirma o diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada.
“A ideia é que o parque seja um presente, um legado para a população aqui de Manaus, especialmente aqui no Japiim”, acrescentou.
A reforma prevê, ainda, a revitalização do espaço de caminhada e corrida, implementação de uma “fazendinha” e da sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), com guarda armada, que passará a funcionar no local e a reforma de uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
A prefeitura deve implementar também um projeto viário com o intuito de deixar o trânsito mais fluído.
O diretor executivo da Águas de Manaus, Diego Dal Magro, destacou o trabalho que os técnicos da empresa estão desempenhando no local.
“É uma obra que deve ser entregue ainda este ano, com melhorias que, no caso da concessionária, farão com que o local fique mais atrativo e também contribua para o escoamento de água e de esgoto nesta área”, apontou.
Sobre o local
O parque municipal Senador Arthur Virgílio Filho, também conhecido como Parque Lagoa do Japiim, possui área de 41 mil metros quadrados e foi inaugurado em 2008.
A última intervenção no local ocorreu em 2017. Um dos mais tradicionais bairros da zona sul, o Japiim surgiu e se desenvolveu em torno do conjunto 31 de Março, local onde está localizado o parque.