25.3 C
Manaus
21 de maio de 2025 | 00:59

‘Ainda Estou Aqui’ leva Oscar de melhor filme internacional e ganha primeira estatueta do cinema brasileiro

Em uma noite histórica para o cinema brasileiro, “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025, na noite deste domingo (02-mar), superando concorrentes “Emilia Pérez” (França); “Flow” (Letônia); “A Garota da Agulha” (Dinamarca); “A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha) e consolidando o Brasil como um dos grandes protagonistas no cenário cinematográfico mundial.

É a primeira estatueta brasileira; o país nunca havia faturado o Oscar em nenhuma das 96 cerimônias anteriores – colecionando 14 filmes nacionais indicados ao longo da história. Esta foi a quinta tentativa do Brasil de vencer o Oscar de filme internacional, categoria anteriormente chamada de melhor filme em língua estrangeira. A última aconteceu com outro filme de Salles, “Central do Brasil”, protagonizado por Fernanda Montenegro, em 1999.

No ano anterior, “O Que É Isso, Companheiro?”, também com Torres no elenco, havia sido indicado e, antes dele, “O Quatrilho”, na cerimônia de 1996, e “O Pagador de Promessas”, na de 1963.

A produção se tornou um fenômeno de público e crítica, e já se consagrou como a quinta maior bilheteria na história do cinema nacional. O filme já levou mais de 5 milhões de espectadores aos cinemas no país, e foi o primeiro a concorrer também ao Oscar de Melhor Filme.

 

Leia também outras matérias

Artigo: A tentação da competência por decreto

Redação Zero Hora AM

BELÍSSIMA! Manaus ganha árvore de Natal de 30 metros de altura, na Ponta Negra

Hugo Bronzere

Depois de duas altas, Ibovespa volta a ter dia de queda

Redação Zero Hora AM
Carregando....