28.3 C
Manaus
19 de abril de 2024 | 23:45

ALE-AM concede Medalha Ruy Araújo ao advogado Francisco Marques

O advogado Francisco Nascimento Marques, ex-juiz do TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas), recebeu hoje (27-jun), em solenidade na Assembleia Legislativa do Estado, a Medalha Ruy Araújo, maior honraria concedida pelo Poder Legislativo Estadual a personalidades que se destacam em suas áreas de conhecimento e atuação.

A medalha foi conferida ao advogado, que foi conselheiro da OAB-AM (Ordem dos Advogados do Brasil Secção do Amazonas), por meio do Projeto de Resolução Legislativa n.º 19/2009, de autoria do ex-deputado estadual Arthur Bisneto (PSDB), e com saudação do deputado estadual Serafim Corrêa (PSB).

Serafim afirmou que a outorga foi um reconhecimento do povo do Amazonas ao trabalho desenvolvido pelo homenageado.Em seu pronunciamento, durante a sessão solene, Francisco Marques agradeceu a homenagem.

“Essa é uma homenagem que eu acho que, não por me ser merecedora, mas acho que essa é uma homenagem que todo cidadão do Amazonas é merecedor. Inicialmente agradeço ao ex-deputado Arthur Bisneto pelo título a mim concedido e, em seguida, também agradeço ao ilustre deputado e amigo de longa data, Serafim Corrêa”, declarou Francisco Marques.

“Honra-me receber a presente homenagem Medalha Ruy Araújo. Ao longo de minha vida sempre pautei por trabalhar pelo bem estar da minha cidade, do meu estado, da minha terra”, acrescentou.

Familiares, amigos e colegas de trabalho do advogado homenageado também estiveram presentes na sessão solene realizada no plenário da ALE-AM.

“O Francisco Marques tem uma extensa folha de bons serviços prestados ao Amazonas. Ele foi vereador em Manaus, presidente da Câmara Municipal de Manaus, foi secretário de Administração, foi advogado a vida inteira, inclusive, sendo conselheiro da OAB-AM”, afirmou Serafim Corrêa.

“Ele é merecedor da homenagem, de todos os elogios e sempre há tempo de prestar homenagens a quem fez só o bem, a quem pregou o amor, só defendeu a justiça, é o Chico Marques, como carinhosamente nós o chamamos, é tudo isso. Ele merece e eu diria até que é uma tardia homenagem, porque ele já merecia ter recebido isso há mais tempo”, disse o deputado.

Filho de Francisco Marques, o juiz eleitoral Fabrício Marques, afirmou que a outorga a seu pai, “é um nobre gesto de reconhecimento, por parte do Poder Legislativo Estadual, pelos serviços prestados ao estado do Amazonas”.

“A trajetória dele é motivo de grande orgulho e inspiração para mim. É um dos poucos homens que conheço que atuou, de forma proba e exemplar, pelos três poderes da República. No Legislativo, presidiu a Câmara Municipal e nesta Casa Legislativa Estadual, de forma irretocável”, disse o magistrado.

“No Executivo, em âmbito municipal, assumiu a prefeitura por 109 oportunidades, servindo à população da capital. E no Judiciário, foi Membro da Corte Eleitoral do Amazonas, entre os anos de 2015 e 2017, ocasião em que, atuando de forma imparcial e corajosa, fez história nesse estado, ao ser responsável pela Relatoria de um processo complexo que veio mudar os rumos do estado”, ressaltou.

Fabrício disse ainda que, como advogado, Francisco Marques se destacou como um grande solucionador de conflitos e grande defensor da boa aplicação da lei e dos preceitos constitucionais.

“Sem dúvida, o reconhecimento por parte desta Casa Legislativa é motivo de muita alegria, orgulho e satisfação para todos que acompanharam a trajetória do Dr. Francisco Marques. Sem dúvida, trata-se de um grande homem que marcou seu nome na história do nosso povo”, disse.

Trajetória

Graduado pela UA (Universidade do Amazonas), pós-graduado em Direito Público, Constitucional e Administrativo na ESA (Escola Superior de Advocacia), Francisco Marques foi eleito vereador de Manaus em 1982, onde assumiu como presidente da Câmara Municipal de Manaus no biênio 1983 à 1985; Enquanto presidente da Casa Legislativa, assumiu como prefeito em exercício 109 vezes.

Marques foi secretário Municipal de Administração na Administração do prefeito Arthur Virgílio Neto em 1989; deputado estadual em 1990 (PSB); candidato a vice-prefeito na coligação Acorda Manaus como membro do PSDB; foi Juiz Jurista da Corte Eleitoral do TRE-AM, em 2015; criador e organizador do livro Código Penal na Ótica do Advogado em 2020.

Leia também outras matérias

Participação de jovens nas eleições é defendida pelo dep. Dermilson Chagas

Redação Zero Hora AM

Vídeo: deputado esquece câmera ligada e aparece sem calça em sessão virtual

Redação Zero Hora AM

Lula e Bolsonaro ficam frente a frente no debate da Band, que acontece hoje à noite

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo