25.3 C
Manaus
21 de fevereiro de 2026 | 10:01

ALE-AM promulga lei que proíbe instalação de ‘medidores aéreos’

A Assembleia Legislativa do Amazonas promulgou ontem terça-feira (19-jul) a Lei 5.981/2022, que proíbe as concessionárias e permissionárias do serviço de fornecimento de energia elétrica e água a realizarem a instalação de medidores do Sistema de Medição Centralizada (SMC) ou Sistema Remoto Similar, os chamados “medidores aéreos”.

A lei, assinada pelo presidente do Poder Legislativo, deputado Roberto Cidade (UB) e demais membros da Mesa Diretora, foi publicada na Edição 1910, do Diário Oficial do Legislativo, que circulou de forma on-line no início da noite.

O descumprimento do disposto nessa Lei sujeita os infratores a uma multa no valor de 35 salários mínimos vigentes que será revertida ao Fundo Estadual de Defesa do Consumidor.

A legislação prevê que caberá ao Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (PROCON-AM) a fiscalização para o cumprimento das disposições e a aplicação de penalidade de multa prevista, respeitando sempre o princípio do contraditório e ampla defesa no procedimento administrativo.

Após o cumprimento do prazo constitucional de 15 dias úteis, não havendo a sanção por parte do Poder Executivo, a Assembleia Legislativa seguiu o que prevê o Art. 36 da Constituição do Estado do Amazonas, tramitando a matéria até a publicação de sua promulgação.

A lei passa a vigorar imediatamente.

Leia também outras matérias

Brasil registra 1,66 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Redação Zero Hora AM

Câmara Municipal de Manaus anuncia concurso público para 2024

Redação Zero Hora AM

Trata Bem Manaus: implantação de mais de 2 mil metros de redes de esgoto chega à Ponta Negra

fabiocosta
Carregando....