25.3 C
Manaus
21 de maio de 2025 | 06:44

Amazonas e Pará unem esforços para erradicar praga que destrói plantações de cupuaçu e cacau

Para evitar que uma praga agrícola atinja plantações de cacau e cupuaçu no Amazonas e Pará, o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), José Omena, e o diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), Jamir Macedo, assinaram, em Belém, o termo de cooperação técnica para aumentar a fiscalização, educação sanitária e vigilância nos dois Estados.

A missão é impedir que a praga conhecida como monilíase que surgiu no Alto Solimões se espalhe pelo Amazonas e chegue ao Pará, um dos grandes produtores de cacau no Brasil.

A monilíase é uma praga quarentenária que ataca frutos de cacau e cupuaçu, podendo causar perda total da produção.

No ano passado, um foco da praga foi identificado no Alto Solimões. Atualmente, a Adaf, sob a coordenação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) desenvolve ações de contenção e erradicação dos focos nos municípios de Tabatinga e Benjamin Constant, no Alto Solimões.

Tais ações contam com apoio das Forças Armadas, prefeituras municipais, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Fundação Nacional do Índio (Funai) e outras instituições.

Frutos contaminados

O termo de cooperação, que tem vigência de quatro anos, deve ser publicado nos diários oficiais do Pará e do Amazonas nos próximos dias.

O diretor-presidente da Adaf, José Omena, explica que, a partir do documento, Adaf e Adepará poderão, conjuntamente, intensificar a vigilância agropecuária em municípios próximos da fronteira entre os dois Estados, como Terra Santa e Juruti, no Pará; e Nhamundá e Parintins, no Amazonas.

O objetivo é impedir o trânsito de frutos hospedeiros oriundos do Amazonas para cidades do Estado vizinho.

Leia também outras matérias

Obras do Parque Encontro das Águas são vistoriadas pelo prefeito David Almeida

Hugo Bronzere

Vereador Sassá distribui peixes aos moradores da Comunidade N. Sra. do Perpétuo Socorro

Redação Zero Hora AM

Seminário de Segurança Inovadora discute esta semana a ordem pública a partir de experiências bem sucedidas no País

Redação Zero Hora AM
Carregando....