29.3 C
Manaus
23 de abril de 2024 | 12:24

Amazonas Energia é condenada a pagar R$ 2 milhões por apagão em Lábrea

Por causa de falhas no fornecimento de e energia elétrica no município de Lábrea, no interior do Amazonas, a concessionária Amazonas Energia foi multada em R$ 2 milhões.

A condenação foi feita pela Justiça do Amazonas, que obrigou também a concessionária a instalar um gerador backup capaz de atender 100% da necessidade de Lábrea, em casos de falha no serviço.

A ação foi proposta pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) em conjunto com a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Lembre o caso

A condenação levou em conta um apagão ocorrido em Lábrea, em 2019, quando falhas no fornecimento deixaram os moradores sob sistema de racionamento durante 11 dias.

Na época, a concessionária optou por enviar a peça de substituição por barco e a mesma foi desembarcada, por engano, na cidade de Canutama, o que atrasou ainda mais o reparo do equipamento.

A falha na prestação dos serviços trouxe diversos impactos negativos à população, como explica a defensora pública e coordenadora do Polo do Purus, Rachel Marinho.

“Fizemos uma audiência civil pública e ouvimos relatos de queima de aparelhos considerados essenciais, como geladeira e televisão, que impactou no trabalho dos pequenos comerciantes”, destacou a defensora pública.

“Além disso, sabemos que Lábrea é uma cidade quente, com temperaturas elevadas e as pessoas fazem uso frequente de ventilador, então impactou também no bem estar de todos”, acrescentou Rachel Marinho.

O portal Zero Hora AM entrou em contato com empresa Amazonas Energia, que disse que vai recorrer da decisão da Justiça.

Leia também outras matérias

Governo do Estado publica novo decreto que regulamenta acesso à informação

Redação Zero Hora AM

O jogo sujo de Wilson Lima para impedir as candidaturas de Amazonino e Eduardo Braga

Redação Zero Hora AM

Ana Paula Minerato usa fantasia super sexy no ensaio da Gaviões da Fiel

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo