26.3 C
Manaus
15 de julho de 2024 | 10:59

Amazonas lidera ranking de apreensões de drogas na região Norte, apontam dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública

O Amazonas lidera ranking de apreensões de entorpecentes na região Norte, apontam dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Os números representam 66,4% de toda droga apreendida na região, entre os meses de janeiro a maio de 2024, período em que as apreensões cresceram cerca de 24% em todo o Estado.

O secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Vinícius Almeida, reforçou que os números representam o resultado dos investimentos realizados pelo Governo do Amazonas, a partir do programa Amazonas mais Seguro, lançado pelo governador Wilson Lima, em 2021, e com o trabalho integrado realizado pela SSP-AM, em conjunto com as polícias Militar (PMAM) e Civil (PC-AM) e a cooperação das demais Forças Federais. As ações resultaram em operações em Manaus e no interior e culminaram para elevar o estado ao primeiro lugar.

“Nossas polícias estão altamente treinadas e a partir dos novos recursos empregados pelo Governo do Amazonas, com a aquisição de novas lanchas blindadas, novos armamentos, estamos ainda mais preparados para enfrentar e neutralizar o escoamento de droga.

Temos ainda o apoio dos nossos cães de faros narcóticos, que têm dado show no auxílio das apreensões, além de termos identificado uma nova forma de tentar escoar a droga, que é utilizando balsas transportadoras de combustível”, lembrou o secretário.

Almeida reforçou, ainda, que as ações são continuas e que todas das Forças de Segurança estão empenhadas para fortalecer ainda mais a Segurança Pública do Amazonas. “Tudo isso é feito pelas nossas polícias Militar e Civil e o resultado não poderia ser diferente, recordes de apreensões. E tenham certeza, não vamos parar”, afirmou o secretário de Segurança.

Conforme os dados apresentados pelo MJSP, nos cinco primeiros meses do ano, o Amazonas apreendeu um total de 17 toneladas de drogas. O montante representa o dobro de entorpecentes apreendidos na soma geral de todos os demais estados da região se somados juntos.

Em comparativo, para se ter uma ideia, o Estado do Pará apreendeu 6,1 toneladas, Rondônia 1,8 tonelada, Acre 720 quilos, Roraima 372 quilos e Tocantins 58 quilos.

Apreensões de cocaína crescem 56%

Em 2024, as apreensões de cocaína cresceram 56% no Amazonas. Em uma das ações das Forças de Segurança e a Polícia Federal, resultou na maior apreensão de cocaína da história do Estado. Foram apreendidas duas toneladas do entorpecente, nas proximidades do município de Codajás (a 240 quilômetros de Manaus).

A operação Tríplice foi deflagrada, no mês de maio, e desarticulou o grupo criminoso que estava transportando a cocaína pelo rio Solimões. Além das drogas, os policiais apreenderam seis fuzis, uma espingarda, seis granadas, diversas munições e uma lancha blindada com quatro motores.

Grandes apreensões

Em outra grande apreensão durante o primeiro semestre de 2024, a PC-AM, por meio do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), coordenada pela SSP-AM, apreenderam 2,8 toneladas de drogas entre cocaína e maconha, armamentos, uma lancha e uma picape S10.

A Operação, denominada Jomini, no mês de fevereiro, foi realizada em um sítio na comunidade Bom Jardim, Km 240, da rodovia AM-010, entre os municípios de Rio Preto da Eva e Itacoatiara. Conforme as investigações, o sítio era usado como entreposto por traficantes de drogas.

Dois irmãos brasileiros, de 35 e 36 anos, eram proprietários do local, e foram presos em flagrante, juntamente com um colombiano, 31. Somente o material entorpecente foi avaliado em R$ 50 milhões.

FOTOS: Divulgação/SSP-AM

Leia também outras matérias

No dia de Natal: homem é esfaqueado no coração até a morte, no interior do Amazonas

Redação Zero Hora AM

Ano de 2023 será cheio de feriadões; veja o calendário de feriados para o próximo ano

Redação Zero Hora AM

Estrangeiros estão de olho em aviões abandonados no Aeroporto Internacional de Manaus

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo