25.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024 | 12:00

Amom assume relatoria do Acordo de Escazú, que reúne 24 países em defesa do meio ambiente e direitos humanos

O deputado Amom Mandel (Cidadania-AM) foi designado pela Comissão de Relações Exteriores da Câmara Federal para ser o relator do texto que dispõe sobre o Acordo de Escazú (um tratado que reúne 24 nações e abrange temas ligados ao meio ambiente, direitos humanos e acesso à informação).

O texto enviado pelo Governo Federal Executivo será analisado e discutido junto à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.

O Acordo Regional sobre Acesso à Informação, Participação Pública e Acesso à Justiça em Assuntos Ambientais na América Latina e no Caribe, como é conhecido o Acordo de Escazú, foi assinado pelo Brasil em 2018.

Porém o texto só foi encaminhado pelo Governo Federal ao Congresso Nacional em maio deste ano. Para se tornar lei federal, o tratado deve ser ratificado pelos congressistas de ambas casas legislativas.

Na América Latina, 15 países já fizeram a ratificação do acordo.

Fortalecimento da pauta ambiental

Para Amom, a aprovação do tratado ambiental, o primeiro da América Latina e Caribe, representa o fortalecimento e avanço da pauta ambiental no País.

“O acordo internacional põe fim à política de jogar para baixo do tapete a questão ambiental”, declarou.

Entre os mecanismos apresentados no acordo estão a promoção de consultas públicas sobre políticas ambientais; a promoção de assistência jurídica gratuita para grupos vulneráveis; a prevenção, investigação e punição a ataques a defensores ambientais; além da formação e capacitação de agentes públicos sobre questões ambientais.

Antes de ser enviado ao Congresso, o texto foi avaliado pelos ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima, dos Diretos Humanos e Cidadania, dos Povos Indígenas, das Relações Exteriores e da Casa Civil.

Após passar pela apreciação na CREDN, também passará pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania, para então ser discutido e votado em plenário.

Leia também outras matérias

Roberto Cidade pode ganhar vice indicado pelo PL se Alberto Neto desistir da campanha

Hugo Bronzere

Justiça da Bahia suspende evento de Carnaval de Anitta, Gkay e outros influenciadores

Redação Zero Hora AM

Distribuição de peixes pelo governo do AM vira piada nas redes sociais; veja os comentários

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo