Deputado mais jovem e mais votado da história do Amazonas, Amom Mandel (Cidadania) foi diplomado segunda-feira (12-dez), pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). Com a diplomação, o parlamentar se habilita para tomar posse como deputado na 57ª legislatura da Câmara Federal.
A diplomação ocorreu no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Na ocasião, além de Amom, foram diplomados os outros sete deputados federais, 24 deputados estaduais, senador, governador e vice-governador.
A posse de Amom Mandel na Câmara dos Deputados, em Brasília, ocorrerá dia 1º de fevereiro, conforme definido no regimento interno da Casa Legislativa.
“Nosso trabalho continua com as fiscalizações e em breve vamos poder colocar em prática os compromissos assumidos durante a campanha. A diplomação representa o respeito à democracia e à vontade popular”, declarou Amom.
Atuação parlamentar
Amom foi eleito vereador de Manaus aos 19 anos, em 2020, e desde então foi responsável pela produção de quatro relatórios de denúncias contra o mau uso e desvio de dinheiro público em Manaus.
Entre os casos, estão a falta de infraestrutura em escolas públicas, a distribuição de cestas básicas com produtos vencidos na Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), e irregularidades no sistema de mobilidade urbana.
A produtividade legislativa do Gabinete do Amom é uma das maiores em todos os aspectos possíveis na Câmara Municipal de Manaus, sem projetos de Lei para mudar nomes de ruas, criar honrarias e demais assuntos de pouca relevância à população.
Neste ano, Amom se posicionou contra o uso de dinheiro público com a viagem do prefeito de Manaus e comitiva à Barcelona e a distribuição de apartamentos populares para a filha do prefeito.
Durante esse período, o parlamentar emplacou outras pautas como a luta para a suspensão dos gastos milionários realizados pela Câmara Municipal de Manaus, com o “Kit Selfie”, avaliado em mais de R$ 600 mil.
Eleições e novo mandato
Na eleição deste ano, se elegeu deputado federal, com 288.555 votos, sendo o mais votado do Brasil, proporcionalmente, e o mais votado da história do Estado.
Durante o mandato municipal, Amom realizou as maiores fiscalizações e denúncias do município e pretende ampliar o trabalho ao assumir o mandato federal, incluindo pautas ambientais e a implementação de uma nova matriz econômica para o Estado.