25.3 C
Manaus
15 de junho de 2025 | 10:45

ANM registra diamante de quase 650 quilates em Minas Gerais

A Agência Nacional de Mineração (ANM) registrou, em maio de 2025, a produção de um diamante bruto de 646,78 quilates em uma área com Permissão de Lavra Garimpeira (PLG) regularmente titulada e fiscalizada no município de Coromandel (MG). A área produtora do diamante possui título minerário vigente e é submetida a vistorias periódicas pela Unidade Avançada da ANM em Patos de Minas (MG), conforme estabelece o artigo 17, inciso I, alínea “a”, da Resolução ANM nº 106/2022. A fiscalização rotineira assegura que as operações estejam de acordo com os critérios legais.

A eventual comercialização do diamante — seja no mercado interno ou por meio de exportação — deverá atender as normas do Processo de Certificação de Kimberley (CPK), sistema internacional que visa impedir o uso de diamantes para o financiamento de conflitos armados ou de atividades ilegais. O Brasil é signatário do CPK, sendo a ANM o órgão responsável pela representação nacional no processo. Mais informações estão disponíveis em www.kimberleyprocess.com.

Durante o processo de certificação, a ANM é responsável por identificar e caracterizar o lote, com informações como distribuição por peso e quilates, registro fotográfico, dados estimados de valor, origem da produção e destino previsto. Finalizada essa etapa, o lote é conferido, embalado e lacrado por um fiscal da Agência, o que viabiliza a emissão do Certificado de Kimberley, desde que todos os requisitos estejam atendidos. O diamante foi declarado oficialmente no Relatório de Transações Comerciais (RTC) do Cadastro Nacional de Comércio de Diamantes (CNCD), em 29 de maio de 2025, pelo titular da PLG. Este é o segundo maior diamante já registrado no Brasil. O maior, conhecido como “Getúlio Vargas”, também foi encontrado em Coromandel, no ano de 1938, com 727 quilates.

Pixel Brasil 61

Leia também outras matérias

Jander Lobato destaca fortalecimento na área de mobilidade e produção rural dos comunitários

Redação Zero Hora AM

ABSURDO: Justiça manda soltar chefão de facção criminosa que comanda tráfico de drogas no Brasil

Redação Zero Hora AM

No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, deputado Wilker Barreto destaca leis criadas por ele para ajudar PCDs

Redação Zero Hora AM
Carregando....