Para proporcionar uma nova experiência tecnológica – com serviços e funcionalidades -, a estudantes e gestores de escolas da capital, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram), lançou o aplicativo “Sou Estudante Manaus”.
A ferramenta possibilita identificar se o aluno possui o cartão PassaFácil Estudantil e, em caso negativo, permite a solicitação gratuitamente, com a opção de retirada em terminais ou entrega em casa, com taxa de envio.
Além disso, o aplicativo facilita a emissão da primeira e segunda via online.
O aplicativo já pode ser baixado direto nos celulares com sistema Android e, em breve, estará disponível para IOS.
De acordo com o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, a ferramenta torna o transporte público mais conectado ao alunos e pais.
“É um aplicativo pelo qual cada estudante pode controlar, saber quanto ele tem de passagem e solicitar a gratuidade. Os pais podem controlar e você vai poder fazer toda solicitação, compra, tudo pelo aplicativo sem precisar sair de casa, sem precisar ir ao Sinetram”, enfatizou Paulo Henrique.
“Tudo feito pelo aplicativo”
Praticamente todo o atendimento para estudantes poderá ser feito pelo aplicativo “Sou Estudante Manaus” e o deslocamento aos locais de atendimento não será mais necessário.
Um alerta importante é que as escolas, cursos livres e faculdades terão que fazer o recadastramento para garantir o direito dos estudantes à meia-passagem.
As escolas devem fazer o cadastro no novo sistema pelo site http://souestudante.sinetram.com.br.
Para fazer o cadastramento, é necessário seguir estes passos: administrativo/esqueci a senha/entrar com o CNPJ da instituição e realizar a atualização do cadastro.
Trabalho em conjunto
A secretária municipal de Educação, Dulce Almeida, destacou o trabalho conjunto das pastas em benefício da população.
“Isso é extremamente importante e só corrobora com aquela fala do nosso prefeito David, que a prefeitura toda trabalha para o bem comum da nossa sociedade manauara. Então, os amigos do IMMU pensaram nesse aplicativo que vai dar mais segurança para as crianças e para as suas famílias também que vão poder acompanhar. É fantástico”, destacou a secretária.
No caso das escolas da rede pública municipal e estadual, o cadastro dos alunos no sistema do Sinetram é feito de forma automática, garantindo aos alunos o direito ao passe-livre para os estudantes que moram a mais de um quilômetro da escola, e meia-passagem para os demais.