31.3 C
Manaus
4 de abril de 2025 | 19:43

Aplicativo ‘Sou Estudante Manaus’ é lançado pela prefeitura para ajudar estudantes no acesso aos serviços de transporte público

Para proporcionar uma nova experiência tecnológica – com serviços e funcionalidades -, a estudantes e gestores de escolas da capital, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram), lançou o aplicativo “Sou Estudante Manaus”.

A ferramenta possibilita identificar se o aluno possui o cartão PassaFácil Estudantil e, em caso negativo, permite a solicitação gratuitamente, com a opção de retirada em terminais ou entrega em casa, com taxa de envio.

Além disso, o aplicativo facilita a emissão da primeira e segunda via online.

O aplicativo já pode ser baixado direto nos celulares com sistema Android e, em breve, estará disponível para IOS.

De acordo com o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, a ferramenta torna o transporte público mais conectado ao alunos e pais.

“É um aplicativo pelo qual cada estudante pode controlar, saber quanto ele tem de passagem e solicitar a gratuidade. Os pais podem controlar e você vai poder fazer toda solicitação, compra, tudo pelo aplicativo sem precisar sair de casa, sem precisar ir ao Sinetram”, enfatizou Paulo Henrique.

“Tudo feito pelo aplicativo”

Praticamente todo o atendimento para estudantes poderá ser feito pelo aplicativo “Sou Estudante Manaus” e o deslocamento aos locais de atendimento não será mais necessário.

Um alerta importante é que as escolas, cursos livres e faculdades terão que fazer o recadastramento para garantir o direito dos estudantes à meia-passagem.

As escolas devem fazer o cadastro no novo sistema pelo site http://souestudante.sinetram.com.br.

Para fazer o cadastramento, é necessário seguir estes passos: administrativo/esqueci a senha/entrar com o CNPJ da instituição e realizar a atualização do cadastro.

Trabalho em conjunto

A secretária municipal de Educação, Dulce Almeida, destacou o trabalho conjunto das pastas em benefício da população.

“Isso é extremamente importante e só corrobora com aquela fala do nosso prefeito David, que a prefeitura toda trabalha para o bem comum da nossa sociedade manauara. Então, os amigos do IMMU pensaram nesse aplicativo que vai dar mais segurança para as crianças e para as suas famílias também que vão poder acompanhar. É fantástico”, destacou a secretária.

No caso das escolas da rede pública municipal e estadual, o cadastro dos alunos no sistema do Sinetram é feito de forma automática, garantindo aos alunos o direito ao passe-livre para os estudantes que moram a mais de um quilômetro da escola, e meia-passagem para os demais.

Leia também outras matérias

Deputado Pablo relembra aprovação da lei que quebrou o sigilo de correspondência de presos

Redação Zero Hora AM

Viviane Lima recebe apoio dos moradores do Japiim para ser deputada federal do AM

Redação Zero Hora AM

Conjunto Carlos Braga pode ganhar UBS para atender moradores da zona norte, solicita vereador Caio André

Redação Zero Hora AM
Carregando....