31.3 C
Manaus
22 de maio de 2024 | 14:05

Aprovação do piso salarial nacional da enfermagem tem voto favorável do senador Eduardo Braga

O senador Eduardo Braga (MDB/AM) comemorou a aprovação, na noite de quarta-feira (24-nov), do projeto que define um piso salarial nacional para os profissionais de enfermagem – R$ 4.750 para enfermeiros; 70% desse valor para técnicos de enfermagem e 50% para auxiliares de enfermagem e parteiras.

De acordo com o projeto, que segue para a Câmara dos Deputados e pode beneficiar cerca de 55 mil profissionais no Amazonas, o piso salarial será atualizado anualmente, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

“A definição de um piso salarial nacional é o mínimo que devemos a esses trabalhadores, que agiram como heróis nessa pandemia. Brasil afora, deram uma lição de coragem, dedicação, compaixão e esperança, arriscando a própria vida para cuidar dos pacientes”, argumentou o parlamentar do Amazonas, que atuou de forma decisiva para a aprovação da matéria.

Braga lembrou também que boa parte de enfermeiros, técnicos e auxiliares recebem um salário muito aquém do que seria justo e que, nesse momento de crise e inflação galopante, muitos têm tido, inclusive, dificuldades para sustentar dignamente a família.

“Infelizmente, o ótimo costuma ser inimigo do bom. Mas, se não conseguimos garantir a remuneração ideal para esses profissionais de saúde, por conta do atual cenário econômico, avançamos na definição de um piso salarial nacional, a ser reajustado anualmente, um direito que a categoria vem reivindicando há décadas”, discursou.

Ao orientar o voto favorável ao projeto, como líder do MDB, o senador Eduardo frisou que o acordo para a definição do valor do piso salarial foi costurado de forma transparente e ampla, com representantes das diversas entidades representativas dos enfermeiros, dos auxiliares e dos técnicos.

Leia também outras matérias

Pesquisa mostra que Amom vence David no segundo turno da eleição

Hugo Bronzere

Padre compartilha vídeo erótico em grupo de mensagens da paróquia

Redação Zero Hora AM

Profissionais da Saúde que atendem idosos devem ter treinamento especial, solicita dep. Felipe Souza

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo