30.3 C
Manaus
27 de fevereiro de 2024 | 16:08

Artigo: Oswaldo Lopes Filho, Cidadão de Manaus

*Por: Augusto Bernardo Cecílio

Nesta quinta-feira a Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou Sessão Solene de Concessão do Diploma de Cidadão de Manaus ao jornalista Oswaldo Jodas Lopes Filho, conforme Decreto Legislativo nº 622/2023, de propositura do Vereador Professor Samuel da Costa Monteiro.

A honraria foi entregue no plenário Adriano Jorge, Paço Municipal dos Manaós, na sede da CMM, como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados pelo homenageado à sociedade manauara.

Em maio deste ano o jornalista Oswaldo também recebeu a Medalha Ruy Araújo, que foi instituída em 1981 e, deste então, homenageia personalidades como reconhecimento por feitos políticos, jurídicos ou culturais realizados em prol da sociedade amazonense.

Em agosto de 2023 a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) concedeu a ele o título de Cidadão Amazonense, honraria que é concedida às pessoas que não nasceram no Amazonas, mas que prestaram relevantes serviços à população amazonense.

Oswaldo tem esse perfil e continua a emprestar o seu talento e a sua vida para trabalhar em prol da sociedade manauara e de todo o Amazonas. É atual diretor-presidente do Sistema de Comunicação Encontro das Águas.

Nasceu em Mirassol, no Estado de São Paulo, e escolheu Manaus e o Amazonas para viver e trabalhar em prol do nosso povo. Atuou como radialista e apresentador de TV, ex-diretor de relações institucionais do Jornal do Commercio e também ex-proprietário do Portal Amazon Play TV Digital.

Oswaldo Lopes começou sua trajetória na região Norte em 1972, quando em Roraima atuou na área da construção civil. Em 1981-1982 chegou a Manaus onde trabalhou na área de publicidade. Teve passagem pela TV A Crítica, TV Rio Negro, até que o ex-governador Gilberto Mestrinho, nos anos 90, o convidou para assumir a presidência da TV Cultura, atual TV Encontro das Águas. Com ética, credibilidade, responsabilidade e profissionalismo, Oswaldo possui uma longa e consolidada carreira.

O homenageado já recebeu diversas condecorações ao longo da sua caminhada jornalística, dentre elas as Medalhas do Exército Brasileiro, Imperador Dom Pedro II do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, Cândido Mariano, Tiradentes, ambas da Polícia Militar do Estado do Amazonas, Cinquentenário das Forças da Paz do Brasil, concedida pela Associação Brasileira das Forças Internacionais da Paz da ONU, Governador Pedro Toledo, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, dentre vários diplomas de honra e reconhecimento.

Nesse momento, nada melhor do que aplaudir a escolha acertada do autor da propositura, vereador Professor Samuel, que está em seu 3° mandato, e atualmente é presidente da 4º Comissão de Educação, mas ainda nesta legislatura foi também Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Povos Indígenas e Minorias.

Com mais de 100 projetos apresentados e muitos já chegaram a se tornar leis o parlamentar não levanta apenas uma causa, mas por toda e qualquer problemática que aflige a cidade de Manaus, com pautas como a PL que pede a instalação de brinquedos adaptados, buscando a inclusão e respeito de crianças PCD que se tornou lei recentemente, sendo um marco importante após anos de luta por este projeto que busca nada menos que inclusão.

Tem leis como a Infância sem Pornografia que proíbe a promoção de conteúdos com conotação sexual em eventos públicos que tenham livre acesso de menores e o Setembro Dourado, que é um mês dedicado à campanha contra o câncer infanto-juvenil.

Além dos Projetos de Lei de inclusão e saúde, o vereador também possui o projeto que busca incluir no município de Manaus o Programa de Educação Midiática. E como atual líder do PL na Câmara o parlamentar busca superar desafios ao assumir a Comissão de Educação, com uma vasta experiência como gestor, pedagogo e como já diz sua própria nomenclatura de vereança, professor.

*Auditor fiscal e professor.

Leia também outras matérias

Vídeo – Mulher é presa e pede spray de pimenta para dar uma ‘cheiradinha’

Hugo Bronzere

Em Portugal, Amom participa de Fórum e defende mais investimentos ambientais no AM

Redação Zero Hora AM

Wilson Lima diz que Estado não vai cobrar passaporte vacinal, mas secretarias exigem documento

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo