26.3 C
Manaus
4 de dezembro de 2022 | 04:09

Asteroide explode no céu do AM com energia de 95 toneladas de dinamite

Um pequeno asteroide explodiu sobre o Estado do Amazonas com energia equivalente a 95 toneladas de dinamite. A explosão aconteceu no domingo (03-abr), às 20h30,  mais precisamente sobre o município de Tefé, no interior do Amazonas, onde uma bola de fogo foi vista no céu.

As informações são da NASA e da BRAMON, a Rede Brasileira de Observação de Meteoros, que confirmaram hoje (07-abr) a explosão do asteroide.

Nas redes sociais, internautas relataram a passagem de um “meteoro muito luminoso”. Surgiram, inclusive, imagens do fenômeno.

Uma das postagens, feitas pelo “Portal do Maninho”, inclui vídeos registrados em câmeras de vigilância na cidade de Tefé.

Asteroide foi detectado por satélite

Segundo a BRAMON, o evento observado em Tefé foi tão energético que gerou um intenso flash de luz que foi percebido pelo satélite GOES-16, a 32 mil km de altitude.

O GOES-16 tem um sistema de mapeamento de relâmpagos que detecta os flashes gerados por eles durante as tempestades. Eventualmente ele também detecta os flashes causados pela passagem atmosférica de pequenos asteroides, como foi o caso deste impacto observado no Amazonas.

Informações da NASA

O governo Americano gerencia uma rede internacional de sensores de infrassom criada para detectar explosões nucleares na superfície da Terra.

Entretanto, a maioria dos eventos detectados por essa rede são de impactos de pequenos asteroides em nossa atmosfera. E justamente na noite deste domingo, às 20h30 (horário local), os sensores dessa rede detectaram uma grande explosão próxima a Tefé.

 

 

Leia também outras matérias

Fila por exames e cirurgias é demorada e leva pacientes à morte, critica dep. Dermilson

Redação Zero Hora AM

Filha mata o próprio pai, com golpes de terçado, para defender a mãe que era espancada

Redação Zero Hora AM

Governo do AM faz renúncia fiscal do ICMS de modo errado, diz Dermilson Chagas

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Skip to content
%d blogueiros gostam disto: