28.3 C
Manaus
15 de novembro de 2024 | 12:38

Auditores do TCE-AM participam de capacitação nacional em auditoria de contratações públicas

Auditores do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) participaram, na última semana, da Capacitação Nacional em Auditoria de Contratações Públicas.

O curso, realizado no Auditório da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (EGC/TCM-SP), contou com a participação de profissionais de Tribunais de Contas de todo o Brasil.

Promovida pelo TCM-SP em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB), com apoio da Agência de Comércio e Desenvolvimento dos Estados Unidos (USTDA) e da consultoria americana Decision Analysis Partners (DAP), a capacitação teve como foco principal a auditoria das compras públicas à luz da Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021).

O secretário de Controle Externo do TCE-AM, Stanley Scherrer, e os auditores técnicos de controle externo Allan Bezerra e Gabriel da Silva Duarte representaram a corte de contas amazonense no evento.

Nos cinco dias de curso, foram abordados temas essenciais para a auditoria de contratações públicas, como os princípios e elementos das contratações por melhor valor (Best Value), que vão além do menor preço, considerando também a qualidade, eficiência, inovação e sustentabilidade das propostas.

“Este curso não apenas aprimora a capacitação técnica dos nossos auditores em conformidade com a nova lei de Licitações, mas também fortalece as práticas de controle externo ao adotar critérios de avaliação baseados na metodologia de melhor valor”, afirmou Stanley Scherrer, Secretário de Controle Externo do TCE-AM.

Os participantes também exploraram as etapas detalhadas da auditoria de contratações, identificando e reduzindo os riscos nesses processos, além de avaliar e melhorar as medidas de controle interno.

Foram discutidos conceitos de fraude, sinais de alerta nas licitações públicas e estratégias eficazes para lidar com fraudes e corrupção.

A capacitação faz parte do plano de atividades previsto no acordo entre o IRB e a USTDA, com o objetivo de aprimorar a fiscalização das compras públicas nos tribunais brasileiros, fortalecendo a atuação das Cortes de Contas em todo o País.

Leia também outras matérias

Escoteiros do AM realizam encontro com mais de 400 escoteiros na Ponta Negra

Redação Zero Hora AM

Conheça a trajetória do professor morto em motel na zona leste de Manaus

Redação Zero Hora AM

Prédio de seis andares, com risco de desabar, é esvaziado às pressas em Manaus

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo