Redação ZH – Com o fim de semana chegando e a promessa de muito calor em Manaus, a prefeitura relembra aos banhistas que a praia da Ponta Negra, na zona oeste da capital, continua interditada para o banho.
O acesso às águas do rio Negro está proibido desde o dia 17 de setembro, quando o rio chegou à marca de 15 metros de profundidade. A proibição é necessária por causa do risco de afogamentos.
Hoje (28-nov), o rio Negro está com 14,30 metros, informou a prefeitura de Manaus, que proibiu o banho na praia. O volume de água continua abaixo da cota se segurança para banhistas, que é de 16 metros.
Por causa da descida das águas, bancos de areia e buracos surgem na margem da praia, aumentando o risco de afogamentos.
Segurança dos banhistas
A preocupação é de manter a salvaguarda de banhistas que usam a praia como forma de lazer, havendo exceção para atletas e praticantes de esportes aquáticos, como canoagem e remo.
Apenas atletas, por meio de suas federações, recebem autorização para o uso esportivo, e não recreativo, para saída a partir da praia.
A coordenação do complexo recebe os pedidos para autorização de eventos desportivos, com atletas, incluindo competições como triatlo, canoagem e remo.