30.3 C
Manaus
21 de janeiro de 2025 | 13:27

Beber cerveja pode aumentar riscos de contrair Covid-19? Saiba a verdade

 

‘Pode beber depois da vacina?’. Essa foi a pergunta mais feita no Google pelos brasileiros em 2021. Um estudo desenvolvido pelo Shenzhen Kangning Hospital, na China, trouxe uma informação sobre o assunto.

Cientistas chineses analisaram os diferentes tipos de bebidas alcoólicas e se elas aumentam os riscos de contrair a Covid. O resultado foi que pessoas que bebem cidra ou cerveja se mostraram com mais chance de contrair a Covid-19.

O estudo analisou dados de 473.957 pessoas do UK Biobank Study — um projeto de pesquisa que coleta informações sobre saúde e estilo de vida de quase 500.000 participantes no Reino Unido desde 2006.

Eles investigaram a associação entre o álcool e a covid, observando o impacto na infecção e na mortalidade.
Os pesquisadores verificaram que as pessoas que bebem cerveja apresentaram de 7% a 28% mais risco de contrair Covid-19, independentemente da quantidade que consumiram, em comparação com os não bebedores.

Ou seja, o consumo de cerveja, independentemente da frequência e quantidade de ingestão de álcool, foi associado ao aumento do risco de contrair a Covid-19.

Segundo os pesquisadores o maior risco da Covid não está no grau de álcool presente nas bebidas, mas e sim no teor de polifenóis, que têm propriedades antioxidantes. A cerveja não apresenta esse composto.

Os pesquisadores explicam ainda que não levaram em consideração os ingredientes e a concentração de polifenóis (estrutura química comum, que atuam como antioxidantes) dos subtipos de bebidas alcoólicas, sendo necessário um estudo com mais detalhes sobre os ingredientes e a concentração de polifenóis no futuro.

Leia também outras matérias

White Martins produzia oxigênio abaixo do limite durante crise da Covid em Manaus

Redação Zero Hora AM

Saúde atualiza cenário da Covid-19, Monkeypox e vacinação no Amazonas nesta quinta-feira

Redação Zero Hora AM

Alerta: Reino Unido confirma primeira morte pela variante Ômicron

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo