Manaus vai celebrar seus 356 anos com uma das maiores edições já realizadas do tradicional “Boi Manaus”. O prefeito David Almeida anunciou na quinta-feira (02-out), no mirante Lúcia Almeida, a programação oficial do evento, que chega à 28ª edição como marco das comemorações de aniversário da capital amazonense.
O prefeito também anunciou a celebração gospel, na Ponta Negra, zona Oeste, e a comemoração com seresta e outros ritmos, na zona Leste.
Festa no sambódromo
O “Boi Manaus 2025″ será realizado nos dias 24 e 25 de outubro, no sambódromo, reunindo mais de 45 artistas. Entre as novidades está a participação especial dos bois de Parintins, Garantido e Caprichoso, que apresentarão seus itens oficiais completos, dividindo o palco com os bois de Manaus, como Brilhante, Tira-Prosa e Corre-Campo.
A programação conta ainda com eventos que antecedem os dias oficiais da festa: a Feirinha do Tururi, de 8 a 12 de outubro, no mirante Lúcia Almeida; o inédito Boizinho de Manaus, no dia 12, também no mirante Lúcia Almeida e voltado para crianças e famílias; e o “Esquenta do Boi Manaus”, de 15 a 19, no estacionamento do sambódromo, reunindo atrações locais.
“Evento grandioso”
O diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), Jender Lobato, ressaltou o empenho da gestão municipal na retomada da grandiosidade do evento.
“Este ano, teremos uma edição ainda maior, com estrutura de ponta e espaço para mais de 50 mil pessoas. O ‘Boi Manaus’ é uma festa democrática, onde todos participam e todos são valorizados”, disse.
Mais atrações
Além do “Boi Manaus”, o prefeito destacou que a agenda de celebrações contempla também a diversidade religiosa e cultural da cidade.
“Mais de 40% da população de Manaus é evangélica, e desde 2022 nós também realizamos um grande evento gospel como parte do aniversário da cidade. Este ano, teremos a apresentação do cantor Gabriel Guedes, na Ponta Negra, além das festividades na zona Leste, na alameda Alphaville, com a participação da cantora seresteira Klessinha, que já se consolidou como sucesso nos últimos anos”, reforçou.
David Almeida ressaltou que as comemorações reafirmam um dos eixos centrais de sua gestão: a valorização das manifestações culturais em todas as suas formas.
“Quero parabenizar a arte, a cultura, o folclore e todos os artistas que ajudam a manter viva a nossa identidade amazônica. O aniversário de Manaus é de todos, e o meu respeito e reconhecimento estão com cada pessoa que faz parte desse patrimônio cultural imaterial, que é o boi-bumbá e a diversidade que nos representa”, completou.