O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) deixou hoje (30-abr) à tarde a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, 17 dias após cirurgia no intestino.
Amigos de Bolsonaro confirmaram à reportagem que o ex-presidente está em um quarto de semi-UTI e, ainda hoje, será transferido para um quarto normal, onde permanecerá em recuperação.
No dia 13 de abril, Bolsonaro passou por cirurgia que durou 12 horas, com o objetivo de realizar a remoção de aderências intestinais — conhecidas como bridas — e a reconstrução de parte da parede abdominal.
Essas alterações são comuns em pacientes que passaram por cirurgias abdominais anteriores e podem causar dor, obstruções e outros sintomas.
Remoção da sonda
Ontem (29-abr), a equipe médica removeu a sonda nasogástrica de Bolsonaro.
A sonda é um procedimento utilizado em pacientes para drenar secreção gástrica e aliviar a pressão do estômago. Ela é usada enquanto o aparelho digestivo está sem movimentos.
Segundo os médicos, Bolsonaro apresentou melhora clínica nos últimos dias. Os exames mais recentes confirmaram evolução no quadro de saúde, com funcionamento regular do intestino e retirada das sondas.
Ele já consegue ingerir líquidos por via oral e está sendo alimentado com dieta líquida, o que inclui o consumo de água, chá e gelatina.