12 de setembro de 2025 | 06:15

Bolsonaro é condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por trama golpista

O ministro Alexandre de Moraes, da Primeira Turma do STF, fixou nesta quinta-feira (11-set) a pena final de 27 anos e 3 meses de prisão, em regime fechado, para o ex-presidente Jair Bolsonaro, por crimes relacionados à trama golpista. Além da reclusão, foram aplicadas penas de detenção e 124 dias-multa, com valor calculado de acordo com a condição econômica do réu.

Pelo crime de organização criminosa armada, foi fixada pena de 7 anos e 7 meses, por tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, de 8 anos e 2 meses, e pelo crime dano qualificado a patrimônio público (2 anos e 6 meses).

Os ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin seguiram o entendimento de Moraes, afirmando que o seu cálculo havia chegado a uma pena muito próxima da estipulada pelo relator.  Fux absteve-se de fixar a pena, uma vez que votou pela absolvição do ex-presidente por todos os crimes.

Na primeira fase da dosimetria, Moraes fixou a pena-base de cada crime, levando em conta a gravidade e as circunstâncias judiciais. Na segunda fase, aplicou atenuantes, como a idade acima de 70 anos de Bolsonaro, que reduziram parcialmente algumas penas. Na terceira fase, foram aplicados agravantes, destacando a atuação do ex-presidente como líder da organização criminosa, elevando as penas individuais.

A soma das penas resultou no total de 27 anos e 3 meses de privação de liberdade, sendo 24 anos e 9 meses de reclusão e 2 anos e 6 meses de detenção, além de multa correspondente a 124 dias-multa. Moraes determinou que o cumprimento comece em regime fechado, consolidando a decisão inédita do STF em condenar um ex-presidente por tentativa de golpe e ataques às instituições democráticas.

Leia também outras matérias

Deputado Wilker Barreto consegue compromisso da Aleam para ajudar portadores de Esclerose Múltipla

Redação Zero Hora AM

Na virada do ano, Whatsapp deixará de funcionar em vários celulares; veja a lista completa

Redação Zero Hora AM

Vida de Jesus é tema de espetáculo gratuito, com quatro sessões em Manaus

Hugo Bronzere
Carregando....