10 de dezembro de 2025 | 17:52

Bolsonaro promete reduzir maioridade penal de 18 para 16 anos

O Brasil pode ter reduzida a maioridade penal, passando de 18 para 16 anos. A promessa foi feita hoje (13-out) pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que disse que se reeleito, trabalhará com o Congresso Nacional para reduzir a maioridade penal.

No Brasil, a maioridade penal é de 18 anos, mas crianças podem ser responsabilizadas a partir dos 12, com internações em instituições como o Centro Socioeducativo Dagmar Feitoza, em Manaus.

“O Congresso eleito atualmente foi muito mais para o centro-direita, então pautas como redução da maioridade penal, obviamente, caso eu seja reeleito, nós implementaremos”, prometeu Bolsonaro.

“Temos grandes chances de aprovar a redução da maioridade penal. Então, a molecada que rouba celular para tomar cervejinha, vai acabar essa mamata”, disse Bolsonaro durante conversa com a imprensa em Recife (PE).

Maioria dos brasileiros é favorável à redução

O presidente não deu detalhes sobre a proposta. No início da semana, ele disse que, caso seja reeleito, enviará proposta para reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos.

Segundo pesquisa Ipec divulgada no mês passado, 66% dos eleitores brasileiros são favoráveis à redução da maioridade penal. Outros 27% são contra.

A defesa da redução é maior entre as pessoas que consideram o atual governo ótimo ou bom (74% são favoráveis), com renda familiar de dois a cinco salários mínimos (73%) e idade entre 35 e 44 anos (71%).

Os contrários à medida são maiores entre os eleitores de 16 a 24 anos (35% são contrários), moradores da região Nordeste (35%) e pessoas que só completaram o ensino médio (31%).

Leia também outras matérias

Consulta pública pode levar ao SUS um dos principais exames de medição do diabetes

Redação Zero Hora AM

Lula grava vídeo onde destaca parceria com Eduardo Braga e compromisso com o povo do AM

Redação Zero Hora AM

Filha de piloto do avião de Marília Mendonça é atacada nas redes sociais

Redação Zero Hora AM
Carregando....