26.3 C
Manaus
19 de maio de 2024 | 06:21

Bolsonaro realiza tratamento de oxigenoterapia hiperbárica em Manaus

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recorreu ao tratamento de oxigenoterapia hiperbárica, na noite de domingo (05-mai), na Clínica Reis, localizada na avenida Constantino Nery, bairro Chapada, zona centro-sul de Manaus.

O político realizou a primeira sessão, a convite da médica Silvana Reis, após apresentar um quadro de erisipela e ser hospitalizado novamente.

Erisipela ou “Vermelhidão” é uma infecção comum que acaba causando um grande vermelhão na perna.

Esse vermelhão é decorrente de uma infecção por uma bactéria localizada no tecido subcutâneo e derme, em membro inferior e pode causar sérios problemas provocando infecções generalizadas se não for corretamente tratada.

Em Manaus, Bolsonaro recebeu o tratamento com antibioticoterapia venosa e hidratação.

De acordo com a médica Silvana Reis, as sessões de oxigenoterapia hiperbárica devem proporcionar melhoria no quadro de infecção bacteriana apresentado pelo ex-presidente.

“A câmera hiperbárica é importante na oxigenação tecidual, na diminuição do edema, na modulação da resposta inflamatória e ajuda na ação do antibiótico, no sentido dela ser uma terapia que consegue diminuir a carga bacteriana. Ele chegou com a perna toda vermelha e quando saiu, ele já tinha melhorado”, disse a cirurgiã.

Bolsonaro deve voltar a dar continuidade ao tratamento para uma segunda sessão.

“Ele ainda vai ser reavaliado para ver se retorna para fazer outra sessão, senão ele vai fazer quando chegar ao destino dele após a viagem. A câmara hiperbárica é importantíssima para tratamento de infecções de necroses e feridas, e no caso ele tem uma lesão que é um edema com infecção interna que é erisipela. Uma melhora significativa normalmente se observa após a quarta sessão”, explicou a médica.

Entenda o que é oxigenação hiperbárica

Oxigenoterapia hiperbárica é um tratamento no qual o paciente respira oxigênio a 100%, sob pressão acima da atmosfera (entre 2,0 e 3,0 atmosferas absolutas) dentro de um equipamento especial chamado de câmara hiperbárica.

A oxigenoterapia hiperbárica aumenta o conteúdo de oxigênio transportado pelo sangue, especificamente, pelo plasma.

Sob alta pressão, o oxigênio se comporta como um medicamento, apresentando efeitos terapêuticos específicos: provê oxigênio aos tecidos do corpo que estejam em sofrimento; combate infecções; melhora o efeito dos antibióticos, acelera o processo de cicatrização de feridas, reverte a ação de toxinas biológicas, reduz inchaços patológicos (edemas).

Leia também outras matérias

Eduardo Braga cresce na pesquisa eleitoral e está próximo do 2º turno da eleição

Redação Zero Hora AM

Operação do Governo Federal no rio Madeira foi desastrosa e acelerou contaminação por mercúrio, avalia Serafim

Redação Zero Hora AM

TV e Rádio Câmara lançam nova programação com 35 produtos na grade

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo